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    Tratamento de efluentes de lavagem automotiva por floculação-flotação e ozonização para o reúso de água

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    R - G - MIRELLY LACERDA PINHEIRO.pdf (2.662Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Pinheiro, Mirelly Lacerda
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O tratamento de efluentes provenientes da lavagem automotiva é um desafio crescente devido aos altos volumes de resíduos líquidos gerados nesse processo e à sua descarga frequentemente inadequada nos corpos d'água, resultando em sérios impactos ambientais. Este estudo busca avaliar a eficácia de um sistema de tratamento de águas residuárias de lavagem de veículos utilizando tecnologias de coagulação-floculação-flotação e ozonização. Estudos recentes mostram que a integração de tecnologias, como ozonização, pode aumentar a eficiência na remoção de poluentes persistentes, como surfactantes aniônicos, DQO e sólidos dissolvidos totais (SDT) (Aboulhassan, 2023; Kaleta, 2013). A metodologia adotada inclui a coleta de amostras, realização de tratamento físico-químico com coagulante (cloreto de polialumínio), seguido por ozonização em escala de bancada. Os resultados preliminares de caracterização do efluente bruto revelam uma composição complexa de concentrações para os parâmetros analisados. A comparação desses dados com legislações ambientais evidencia desvios dos limites estabelecidos para parâmetros como turbidez, DQO e concentração de surfactantes, apontando para um impacto ambiental e necessidade de tratamento para mitigar esses efeitos adversos. Adicionalmente, os resultados iniciais demonstram que a integração de tratamentos híbridos pode melhorar a qualidade da água tratada, promovendo seu reúso sustentável para atividades urbanas não potáveis, como irrigação e lavagem de veículos. Este trabalho estabelece uma base para a implementação e avaliação futura do sistema proposto, visando apoiar a gestão sustentável dos efluentes da lavagem de veículos e a conservação dos recursos hídricos
     
    Abstract : The treatment of wastewater from car washing is an increasing challenge due to the high volumes of liquid waste generated in this process and its often inadequate discharge into water bodies, resulting in serious environmental impacts. This study aims to evaluate the effectiveness of a car wash wastewater treatment system using coagulation-flocculation-flotation and ozonation technologies. Recent studies indicate that integrating technologies such as ozonation can enhance the removal efficiency of persistent pollutants, including anionic surfactants, COD, and total dissolved solids (TDS) (Aboulhassan, 2023; Kaleta, 2013). The adopted methodology includes sample collection, physical-chemical treatment with a coagulant (poly-aluminum chloride), followed by bench-scale ozonation. Preliminary characterization results of raw wastewater reveal a complex composition with significant concentrations for the analyzed parameters. Comparing these data with environmental regulations highlights substantial deviations from established limits for parameters such as turbidity, COD, and surfactant concentration, indicating environmental impact and the need for treatment to mitigate these adverse effects. Additionally, initial results demonstrate that integrating hybrid treatments can improve the quality of treated water, promoting its sustainable reuse for non-potable urban activities such as irrigation and vehicle washing. This study lays the groundwork for the future implementation and evaluation of the proposed system, aiming to support the sustainable management of car wash effluents and the conservation of water resource
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96518
    Collections
    • Engenharia Ambiental [195]

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