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    Transformações no ensino prático em saúde : impactos da pandemia e da Lei 14.133/2021

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    R - D - MARCELO SANTOS MACHADO.pdf (2.639Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Machado, Marcelo Santos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A dissertação examina as transformações ocorridas nas aulas práticas do Departamento de Cirurgia de uma Universidade Federal em resposta aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19 e pela implementação da Lei de Licitações 14.133/2021. O estudo busca entender como esses eventos afetaram o ensino e a gestão de insumos em três períodos específicos: o estágio inicial, em 2019, antes da pandemia; o período pandêmico de 2020-2021; e o pós-pandemia, em 2022. Para embasar a análise, conceitos de gestão de crises e resiliência organizacional foram adotados, complementados pela abordagem de estudo de caso único. A metodologia adotada neste estudo compreendeu a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas, a aplicação de um questionário autoadministrado, a observação direta e o registro de anotações em diário de campo. Essa abordagem metodológica permitiu uma avaliação aprofundada dos impactos sobre o ensino e as práticas administrativas do departamento, garantindo uma análise abrangente e multidimensional das transformações ocorridas. Os resultados apontaram desafios como gargalos na cadeia de suprimentos e a adaptação ao ensino remoto, que, por sua vez, evidenciaram a necessidade de reformulação dos processos de gestão e compra de insumos. Em 2022, com o retorno gradual às aulas presenciais, as práticas de gestão foram ajustadas, consolidando os aprendizados da pandemia e integrando novas diretrizes de compras públicas. Este estudo destaca a originalidade do modelo de resiliência adotado pelo Departamento de Cirurgia e propõe que essas práticas podem servir como referência para outras instituições de ensino em contextos semelhantes
     
    Abstract: The dissertation examines the transformations that took place in the practical classes of the Surgery Department at a Federal University in response to the challenges imposed by the COVID-19 pandemic and the implementation of Public Procurement Law 14,133/2021. The study aims to understand how these events affected teaching and supplies management across three specific periods: the initial stage in 2019, before the pandemic; the pandemic period of 2020-2021; and the post-pandemic phase in 2022. To support the analysis, concepts of crisis management and organizational resilience were adopted, complemented by a single-case study approach. The methodology employed in this study included document analysis, semi structured interviews, the application of a self-administered questionnaire, direct observation, and the recording of field notes. This methodological approach enabled a comprehensive assessment of the impacts on teaching and the department's administrative practices, ensuring a broad and multidimensional analysis of the transformations that occurred. The results indicated challenges such as supply chain bottlenecks and the adaptation to remote teaching, which, in turn, highlighted the need for restructuring management and procurement processes. In 2022, with the gradual return to in-person classes, management practices were adjusted, consolidating the lessons learned from the pandemic and integrating new public procurement guidelines. This study underscores the originality of the resilience model adopted by the Surgery Department and suggests that these practices may serve as a reference for other educational institutions in similar contexts
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96515
    Collections
    • Dissertações [86]

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