dc.contributor.advisor | Ignácio, Monica Mello de Macedo, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental | pt_BR |
dc.creator | Moroz, Danyelle | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T11:55:33Z | |
dc.date.available | 2025-05-13T11:55:33Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96498 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Mônica Mello de Macedo Ignácio | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Resumo: Introdução: Terapeutas ocupacionais, desde as origens da profissão utilizam atividades artísticas/expressivas como ferramentas terapêuticas para bem-estar e desenvolvimento dos pacientes, especialmente no contexto da saúde mental, contribuindo para o desempenho ocupacional. Métodos: Este estudo adota abordagem quali-quantitativa, combinando coleta e análise de dados objetivos com a compreensão do contexto dos participantes. A pesquisa envolveu 33 terapeutas ocupacionais do Paraná, investigando o uso de atividades expressivas/artísticas em sua prática profissional, com análise de dados por meio de estatísticas e análise de conteúdo das respostas abertas. Resultados: Todos os participantes utilizavam atividades artísticas/expressivas, com maior incidência em Centros de Atenção Psicossocial e consultórios. A frequência de uso variou de semanal a mensal, com lápis, papel e tinta sendo os materiais mais comuns. Foram detectadas diferentes formas de avaliação e reavaliação. Apesar da relevância dessas práticas, 81,8% não receberam formação complementar específica, e poucos mencionaram cursos de aprimoramento. Discussão: Para muitos participantes, a formação recebida durante a graduação não foi suficiente para a aplicação prática dessas atividades. Embora amplamente utilizadas, essas práticas carecem de maior sistematização. A pesquisa aponta para a necessidade de aprimorar a formação acadêmica e a metodização das intervenções para maximizar os benefícios dessas atividades. Conclusão: Este estudo investigou o uso de atividades artísticas/expressivas na Terapia Ocupacional, destacando sua importância para a profissão, com necessidade de revisar a formação profissional. A pesquisa sugere a necessidade de futuras investigações sobre práticas atuais e a evolução dessas atividades, especialmente na saúde mental | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Introduction: Occupational therapists, since the origins of the profession, have used artistic/expressive activities as therapeutic tools for the well-being and development of patients, especially in the context of mental health, contributing to occupational performance. Methods: This study adopts a qualitative and quantitative approach, combining objective data collection and analysis with an understanding of the participants' context. The research involved 33 occupational therapists from Paraná, investigating the use of expressive/artistic activities in their professional practice, with data analysis through statistics and content analysis of open-ended responses. Results: All participants used artistic/expressive activities, with a higher incidence in Psychosocial Care Centers and clinics. The frequency of use varied from weekly to monthly, with pencil, paper and ink being the most common materials. Different forms of assessment and reassessment were detected. Despite the relevance of these practices, 81.8% did not receive specific complementary training, and few mentioned improvement courses. Discussion: For many participants, the training received during their undergraduate studies was not sufficient for the practical application of these activities. Although widely used, these practices lack greater systematization. The research points to the need to improve academic training and the methodization of interventions to maximize the benefits of these activities. Conclusion: This study investigated the use of artistic/expressive activities in Occupational Therapy, highlighting their importance for the profession, with the need to review professional training. The research suggests the need for future investigations on current practices and the evolution of these activities, especially in mental health | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: Introducción: Los terapeutas ocupacionales, desde orígenes de la profesión, han utilizado actividades artístico-expresivas como herramientas terapéuticas para bienestar y desarrollo de pacientes, especialmente en contexto de salud mental, contribuyendo al desempeño ocupacional. Métodos: Este estudio adopta enfoque cualitativo-cuantitativo, combinando recopilación y análisis de datos objetivos con comprensión del contexto de los participantes. La investigación involucró a 33 terapeutas ocupacionales de Paraná, investigando el uso de actividades expresivas/artísticas en su práctica profesional, con análisis de datos a través de estadísticas y análisis de contenido respuestas abiertas. Resultados: Todos los participantes utilizaron actividades artísticas/expresivas, con mayor incidencia en Centros de Atención Psicosocial y consultorios. La frecuencia de uso varió de semanal a mensual, siendo lápiz, papel y tinta los materiales más comunes. Se detectaron diferentes formas de evaluación y reevaluación. A pesar de la relevancia de estas prácticas, el 81,8% no recibió formación adicional específica y pocos mencionaron cursos de mejora. Discusión: Para muchos participantes, la formación recibida durante la graduación no fue suficiente para la aplicación práctica de estas actividades. Aunque ampliamente utilizadas, estas prácticas requieren mayor sistematización. La investigación apunta a la necesidad de mejorar la formación y metodología de intervenciones para maximizar los beneficios de estas actividades. Conclusión: Este estudio investigó el uso de actividades artísticoexpresivas en Terapia Ocupacional, destacando su importancia para la profesión, siendo necesario revisar la formación profesional. La investigación sugiere la necesidad de futuras investigaciones sobre las prácticas actuales y evolución de estas actividades, especialmente en salud mental | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | "Numa folha qualquer..." : uso de atividades artísticas/expressivas por terapeutas ocupacionais do estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |