Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorIbrahim, Emanuelle Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-09T17:42:15Z
dc.date.available2025-05-09T17:42:15Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96463
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Tania Teresinha Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As metodologias de ensino de matemática, Resolução de Problemas e Investigação Matemática, têm se mostrado alternativas eficazes ao ensino tradicional, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professores de Matemática sobre essas metodologias. A pesquisa foi fundamentada nas ideias de Allevato e Onuchic (2021) para a Resolução de Problemas e em Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) na Investigação Matemática. Além disso, foi realizada uma revisão sistemática que elencou 12 trabalhos que auxiliaram no entendimento mais aprofundado das temáticas e suas aplicações. A pesquisa foi realizada com docentes que participaram do Programa Residência Pedagógica Matemática entre 2022 e 2024, os quais responderam a um questionário online. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que resultou na criação de categorias e subcategorias que refletem as concepções desses professores. Emergiram da grande categoria "Resolução de Problemas" as subcategorias: "Nível de conhecimento", "Estratégias de Resolução" e "Perspectiva tradicional". Já na grande categoria "Investigação Matemática" emergiram: "Nível de conhecimento", "Exploração de novos conceitos" e "Criação de Hipóteses". A análise revelou que, de forma geral, os professores veem a Resolução de Problemas com o viés voltado nas estratégias de resolução e também de maneira mais tradicional, além disso, as concepções sobre a Investigação Matemática se alinham aos conceitos discutidos na fundamentação teórica. De maneira geral, foi apontado os processos de formação continuada como imprescindíveis para o maior conhecimento de ambas as metodologias, permitindo que os professores assumam essas ideias em sala de aula com mais segurança e autonomia, gerando, assim, uma aprendizagem matemática mais significativa para os alunospt_BR
dc.description.abstractAbstract : The teaching methodologies of Mathematics, Problem Solving, and Mathematical Investigation have proven to be effective alternatives to traditional teaching, promoting more meaningful learning for students. This study aims to investigate Mathematics teachers' conceptions about these methodologies. The research was based on the ideas of Allevato and Onuchic (2021) for Problem Solving and Ponte, Brocardo, and Oliveira (2003) for Mathematical Investigation. In addition, a systematic review was conducted, listing 12 studies that helped deepen the understanding of these themes and their applications. The research was carried out with teachers who participated in the Pedagogical Residency Program in Mathematics between 2022 and 2024, who responded to an online questionnaire. The collected data were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA), resulting in the creation of categories and subcategories that reflect the teachers' conceptions. From the main category "Problem Solving," the subcategories that emerged were: "Level of Knowledge," "Resolution Strategies," and "Traditional Perspective." From the main category "Mathematical Investigation," the subcategories were: "Level of Knowledge," "Exploration of New Concepts," and "Hypothesis Creation." The analysis revealed that, in general, teachers view Problem Solving in terms of resolution strategies and also in a more traditional way, while the conceptions about Mathematical Investigation align with the theoretical framework discussed. Overall, continuous professional development processes were identified as essential for teachers to gain a deeper understanding of both methodologies, enabling them to apply these ideas in the classroom with more confidence and autonomy, thus fostering more meaningful mathematical learning for studentspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleResolução de problemas e investigação matemática : concepções de professores de matemática participantes do residência pedagógica da UFPRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples