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    Vídeos educacionais para pessoas com úlceras venosas e cuidadores

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    R - D - RICSON ROMARIO NASCIMENTO.pdf (13.38Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Nascimento, Ricson Romário
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: As ulceras venosas (UV) são lesões vasculares de membros inferiores que repercutem na deambulação e impactam negativamente na qualidade de vida e nos índices de morbidade, mortalidade, incapacitação e amputação. Os recursos audiovisuais tornaram-se populares na área da saúde pois, favorecem a apresentação com aprendizado de conteúdos por meio de áudios e imagens interativas. Uma estratégia de ensino atraente que pode ser aplicada em várias áreas e níveis de atenção à saúde. Assim, este Projeto foi desenvolvido com financiamento do Edital no 8/2021, CAPES/COFEN, na Linha de Pesquisa de Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem, e teve como objetivo: desenvolver vídeos educacionais para pessoas com úlceras venosas e cuidadores, apresentando as tecnologias avançadas em enfermagem que são utilizadas no segmento ambulatorial especializado, de um hospital público de ensino. Trata-se de pesquisa metodológica aplicada, com elaboração e avaliação de roteiros por juízes experts, de vídeos educativos. Desenvolveram-se os vídeos segundo etapas preconizadas por Fleming, Reynolds e Wallace: pré-produção; produção; e, pós-produção. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão integrativa para ampliar o (re)conhecimento das práticas avançadas aplicáveis às UV; após, com a base teórica estabelecida, foi desenvolvida abordagem à quatro práticas pesquisadas: terapia compressiva; terapia com pressão negativa; terapia de fotobiomodulação; e ozonioterapia. Para validação do roteiro buscaram-se por juízes, com expertise na temática. A avaliação de conteúdo dos roteiros foi feita mediante um instrumento constituído por três domínios (1. Objetivos; 2. Estrutura e Apresentação; e, 3. Relevância) e 18 variáveis. Cada item dos domínios recebeu a avaliação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC); e, teve também o Índice de Concordância analisado. Os juízes experts (n=7) participaram avaliando o roteiro que serviu de base para a construção dos vídeos, a saber: especialistas (6; 85,7% em estomaterapia; 1 em dermatologia); cinco (71,4%) mestres (quatro com ênfase em enfermagem). Tempo de experiência profissional de 14 meses a 46 anos. Exercício profissional, há concomitância de cenários: quatro (57,1%) assistência hospitalar; dois (28,6%) em clínica ou consultório; dois (28,6%) em Unidade Básica de Saúde; na docência ou na área comercial, um (14,3%) em cada. Foram desenvolvidos vídeos-educacionais em para orientação sobre as tecnologias aplicadas no tratamento de úlceras venosas em nível ambulatorial, a qual foi avaliada por juízes experts e conteúdo foi considerado satisfatório, pois obteve percentual total de concordância superior a 0,86. Estas, também denominadas de tecnologias audiovisuais, foram registradas na ANCINE e divulgadas em redes sociais e socializadas com os pacientes e cuidadores às consultas, além da transmissão na sala de espera do Ambulatório.
     
    Abstract: Venous ulcers (VU) are vascular lesions of the lower limbs that affect walking and negatively impact quality of life and morbidity, mortality, disability and amputation rates. Audiovisual resources have become popular in the health sector as they favor the presentation and learning of content through interactive audio and images. An attractive teaching strategy that can be applied in various areas and levels of healthcare. Thus, this Project was developed with funding from Notice no. 8/2021, CAPES/COFEN, in the Technology and Innovation Research Line for Health and Nursing Care, and aimed to: develop educational videos for people with venous ulcers and caregivers , presenting advanced nursing technologies that are used in the specialized outpatient segment of a public teaching hospital. This is applied methodological research, with the development and evaluation of scripts by expert judges, of educational videos. The videos were developed according to stages recommended by Fleming, Reynolds and Wallace: pre-production; production; and, post-production. To this end, an integrative review was developed to expand the (re)knowledge of advanced practices applicable to UV; Afterwards, with the theoretical basis established, an approach to four researched practices was developed: compression therapy; negative pressure therapy; photobiomodulation therapy; and ozone therapy. To validate the script, judges were sought, with expertise in the topic. The content assessment of the scripts was carried out using an instrument consisting of three domains (1. Objectives; 2. Structure and Presentation; and, 3. Relevance) and 18 variables. Each item in the domains received the Content Validity Index (CVI) evaluation; and the Agreement Index was also analyzed. Expert judges (n=7) participated in evaluating the script that served as the basis for creating the videos, namely: experts (6; 85.7% in stoma therapy; 1 in dermatology); five (71.4%) master's degrees (four with an emphasis on nursing). Professional experience ranging from 14 months to 46 years. Professional practice, there are concomitant scenarios: four (57.1%) hospital care; two (28.6%) in a clinic or office; two (28.6%) in a Basic Health Unit; in teaching or in the commercial area, one (14.3%) in each. Educational videos were developed to provide guidance on the technologies applied in the treatment of venous ulcers on an outpatient basis, which was evaluated by expert judges and the content was considered satisfactory, as it obtained a total percentage of agreement greater than 0.86. These, also called audiovisual technologies, were registered with ANCINE and disseminated on social networks and shared with patients and caregivers during consultations, in addition to broadcasting in the Outpatient waiting room.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96451
    Collections
    • Dissertações [337]

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