O refúgio dos infelizes : o subúrbio sensível elaborado em Clara dos Anjos, de Lima Barreto, compreendido através das crônicas do escritor (1900-1922)
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como tema os subúrbios do Rio de Janeiro em seu aspecto sensível, tendo como recorte temporal o espaço suburbano desenvolvido no final do século XIX e início do século XX, nomeadamente, o período de 1889 até 1922. Com o objetivo de atingir a esfera das emoções, a pesquisa tem como fonte a obra Clara dos Anjos, do escritor Lima Barreto, analisada a partir das crônicas do autor publicadas nos compilados Bagatelas, Vida Urbana, Marginália, Coisas do Reino de Jambom, Feiras e Mafuás e Impressões de Leitura. Com base no estudo, é possível estabelecer que os subúrbios desenvolvidos no decurso das transformações urbanas empreendidas nas primeiras décadas republicanas, bem como durante os processos de industrialização e modernização da capital, manifestaram uma gama de sentimentos em relação ao espaço habitado que se difere daquela elaborada nas zonas suburbanas tradicionais, marcadas pelas grandes chácaras das elites. Esse novo subúrbio, produzido em grande medida pela expansão ferroviária e pelas obras de reestruturação urbana, apresentava emoções negativas em relação ao espaço, tais como: a tristeza, a irritabilidade, a infelicidade e o fracasso. Esses sentimentos, contidos em Clara dos Anjos, indicam uma zona suburbana marcada pelo conflito e pela luta diária Abstract: The present dissertation explores the suburbs of Rio de Janeiro from a sensory perspective, focusing on the suburban space developed between the late 19th and early 20th centuries, specifically from 1889 to 1922. Aiming to reach the sphere of emotions, the research draws on the novel Clara dos Anjos by the writer Lima Barreto, analyzed in conjunction with the author's chronicles published in the compilations Bagatelas, Vida Urbana, Marginália, Coisas do Reino de Jambom, Feiras e Mafuás, and Impressões de Leitura. Based on this study, it is possible to establish that the suburbs, which emerged as a result of urban transformations undertaken during the early decades of the Republic, as well as the processes of industrialization and modernization of the capital, conveyed a range of emotions regarding the inhabited space that differed from those associated with traditional suburban areas, characterized by the large estates of the elites. This new suburban landscape, largely shaped by railway expansion and urban restructuring projects, evoked predominantly negative emotions toward the space, such as sadness, irritability, unhappiness, and failure. These sentiments, as depicted in Clara dos Anjos, suggest a suburban zone marked by conflict and daily struggle
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