Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorMachado, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T19:30:16Z
dc.date.available2025-05-06T19:30:16Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96390
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 03/04/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese desenvolve uma interpretação das noções de subjetividade e sujeito na obra Genealogia da moral de Friedrich Wilhelm Nietzsche. Como objetivo inicial pretendemos verificar o procedimento genealógico utilizado por outros intelectuais do século XIX, em especial por Paul Rée, que nos servirá como uma lente de aumento para realçar a singularidade do procedimento genealógico de Nietzsche, principalmente quanto à sua finalidade, ou seja, Rée influenciado pelo darwinismo propunha o melhoramento da espécie humana; Nietzsche não está convencido com as hipóteses de Darwin e de seus adeptos. Portanto, como um autêntico genealogista, está mais interessado em compreender que tipos de seres humanos um conjunto de práticas morais é capaz de constituir. A partir desses pressupostos, analisaremos em seguida a definição de sujeito elaborada por René Descartes, figura central da modernidade. Em alternativa a essa visão cartesiana, Nietzsche delineia uma concepção de sujeito plural, abrindo a possibilidade para a existência de múltiplas almas. Ao percorrer os labirínticos caminhos da Genealogia, defenderemos que a moralidade, após milênios de práticas coercitivas, moldou subjetividades e sujeitos marcados por tipologias psicológicaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis develops an interpretation of the notions of subjectivity and subject in Friedrich Wilhelm Nietzsche‘s On the Genealogy of Morals. As an initial objective, we intend to verify the genealogical procedure used by other nineteenth-century intellectuals, especially Paul Rée, which will serve as a magnifying glass to highlight the uniqueness from Nietzsche's genealogical procedure, mainly as to its purpose, that is, Rée influenced by Darwinism proposed the bettering of human kind; Nietzsche is not convinced by the hypotheses of Darwin and his adepts. Therefore, as a genuine genealogist, he is more interested in understanding what types of human beings a set of moral practices is capable of constituting. Based on these assumptions, we will next analyze the definition of subject developed by René Descartes, a central figure of modernity. As an alternative to this Cartesian view, Nietzsche outlines a conception of a plural subject, opening up the possibility for the existence of multiple souls. By traversing the labyrinthine paths of Genealogy, we will argue that morality, after millennia of coercive practices, has shaped subjectivities and subjects marked by psychological typologiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNietzche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900pt_BR
dc.subjectGenealogiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSujeito (Filosofia)pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleSubjetividade e sujeito na genealogia da moralpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples