dc.contributor.advisor | Ladeira, João Martins, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.creator | Reis, Barbara Piazza dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T19:59:17Z | |
dc.date.available | 2025-04-30T19:59:17Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96340 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Damasceno Martins Ladeira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 21/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação parte da motivação em investigar processos comunicativos vinculados a uma demanda afetiva — o luto — com os seguintes objetivos: a) explorar as relações entre a biografia e a cinematografia de Petra Costa — cuja irmã mais velha, Elena, faleceu quando Petra tinha apenas sete anos —; b) compreender como se opera, em termos psicológicos, e como se figura, em termos narrativos, a insistência da cineasta no tema da morte; e c) interpretar como se dá o processo de conversão de uma experiência desprazerosa em uma experiência de prazer na atividade criativa. Nesse sentido, a investigação, concentrada nos filmes Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012), Olmo e a Gaivota (2014) e Democracia em Vertigem (2019), nutre-se principalmente da psicanálise freudiana, da semiologia barthesiana, da Teoria de Cineastas e da Crítica de Processos de Criação. A utilização da semiótica conotativa, expressa pela fórmula (E R C) R C, permite, portanto, identificar o conteúdo latente — segundo sistema semiológico — inscrito nas frases, cenas, ou mesmo sequências fílmicas icônicas que demarcam o estilo de Petra Costa — um sintoma — ao longo da sua obra, e vincular tal conteúdo aos seus temores e desejos. Para elucidar a percepção subjetiva da cineasta, matéria-prima de sua obra e alicerce da análise realizada, aliam-se os filmes a conteúdos extra fílmicos, como falas públicas concedidas em entrevistas. Espera-se, por fim, contribuir com o desenvolvimento das teorias utilizadas, além de reforçar a importância de se compreender a afetividade subjacente aos processos comunicativos | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation is motivated by the need to investigate communicative processes linked to an affective demand — mourning — with the following objectives: a) to explore the relationships between the biography and cinematography of Petra Costa — whose older sister, Elena, died when Petra was only seven years old —; b) to understand how the filmmaker's insistence on the theme of death operates in psychological terms and how it is figured in narrative terms; and c) to interpret how the process of converting an unpleasant experience into an experience of pleasure in creative activity takes place. In this sense, the research, focused on the films Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012), Olmo e a Gaivota (2014) and Democracia em Vertigem (2019), is nourished mainly by Freudian psychoanalysis, Barthesian semiology, Filmmakers Theory and Criticism of Creative Processes. The use of connotative semiotics, expressed by the formula (E R C) R C, therefore allows us to identify the latent content — the second semiological system — inscribed in the phrases, scenes, or even iconic film sequences that demarcate Petra Costa's style — a symptom — throughout her work, and to link such content to her fears and desires. In order to elucidate the filmmaker's subjective perception, the raw material of her work and the basis of the analysis performed, the films are combined with extra-filmic content, such as public statements given in interviews. Finally, we hope to contribute to the development of the theories used, in addition to reinforcing the importance of understanding the affectivity underlying communicative processes | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Costa, Petra, 1983- | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | A criação cinematográfica de Petra Costa através do luto e a conversão do desprazer em prazer | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |