Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Vitor Fabrício, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorWithers, Ana Carolina Litzendorfpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T14:46:51Z
dc.date.available2025-04-15T14:46:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95974
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vitor Fabrício Machado Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 02/10/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, qualitativa, teve como objetivo analisar se o ensino de arte pode contribuir com a valorização do manguezal, visando sua preservação. O manguezal é um ecossistema costeiro vital, funcionando como berçário para diversas espécies marinhas e protegendo as costas contra a erosão. Sua preservação é crucial. Além de abrigar espécies como aves, moluscos, microorganismos, caranguejos e ostras, o manguezal também oferece subsistência para comunidades locais através da pesca e coleta de mariscos. No litoral do Paraná, áreas como a Comunidade Cabaraquara, na Baía de Guaratuba, possuem manguezais importantes tanto ambiental quanto culturalmente. No entanto, há um estigma associado à vida nos manguezais, visto como símbolo de sujeira e insegurança, impactando negativamente a visão das pessoas. Estudos mostram que a educação e a conscientização, especialmente através da educação ambiental, por meio do ensino de Artes, podem ajudar a valorizar e preservar esse ecossistema. Experiências de campo e atividades pedagógicas podem promover um maior entendimento e respeito pelo manguezal, beneficiando tanto o ambiente quanto as comunidades que dele dependem. A pesquisa busca entender como o ensino de Arte pode valorizar o manguezal e suas comunidades. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência de aulas envolvendo músicas, fotografias e saída de campo ao mangue. Utilizando a metodologia qualitativa, a análise foi realizada com auxílio de questionários e entrevistas entre estudantes que puderam participar da saída e os que não puderam. Os resultados demonstram que os estudantes passaram a valorizar as áreas de manguezais e reconheceram a importância das pessoas que vivem lá possuem uma relação equilibrada com o meio. Diante destas informações é possível concluir que o ensino de artes pode contribuir para a valorização e preservação dos manguezaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: This qualitative research aimed to analyze whether art education can contribute to the appreciation of mangroves, aiming at their preservation. Mangroves are vital coastal ecosystems, functioning as nurseries for various marine species and protecting coastlines from erosion. Their preservation is crucial. In addition to housing species such as birds, mollusks, microorganisms, crabs, and oysters, mangroves also provide sustenance for local communities through fishing and shellfish gathering. In the coastal region of Paraná, areas like the Cabaraquara Community in Guaratuba Bay have mangroves that are important both environmentally and culturally. However, there is a stigma associated with life in mangroves, seen as a symbol of dirt and insecurity, negatively impacting people’s perceptions. Studies show that education and awareness, especially through environmental education via art teaching, can help value and preserve this ecosystem. Field experiences and pedagogical activities can promote greater understanding and respect for mangroves, benefiting both the environment and the communities that depend on them. The research seeks to understand how art education can enhance the value of mangroves and their communities. To this end, a sequence of classes was planned and implemented, involving music, photography, and a field trip to the mangrove. Using qualitative methodology, the analysis was conducted with the help of questionnaires and interviews among students who could participate in the trip and those who could not. The results demonstrate that students began to appreciate mangrove areas and recognized the importance of the people living there, who maintain a balanced relationship with the environment. Based on this information, it is possible to conclude that art education can contribute to the appreciation and preservation of mangrovespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectManguezalpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleExperienciar o manguezal : a vivência como ferramenta para a preservação ambientalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples