• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Experienciar o manguezal : a vivência como ferramenta para a preservação ambiental

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA CAROLINA LITZENDORF WITHERS.pdf (5.348Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Withers, Ana Carolina Litzendorf
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa, qualitativa, teve como objetivo analisar se o ensino de arte pode contribuir com a valorização do manguezal, visando sua preservação. O manguezal é um ecossistema costeiro vital, funcionando como berçário para diversas espécies marinhas e protegendo as costas contra a erosão. Sua preservação é crucial. Além de abrigar espécies como aves, moluscos, microorganismos, caranguejos e ostras, o manguezal também oferece subsistência para comunidades locais através da pesca e coleta de mariscos. No litoral do Paraná, áreas como a Comunidade Cabaraquara, na Baía de Guaratuba, possuem manguezais importantes tanto ambiental quanto culturalmente. No entanto, há um estigma associado à vida nos manguezais, visto como símbolo de sujeira e insegurança, impactando negativamente a visão das pessoas. Estudos mostram que a educação e a conscientização, especialmente através da educação ambiental, por meio do ensino de Artes, podem ajudar a valorizar e preservar esse ecossistema. Experiências de campo e atividades pedagógicas podem promover um maior entendimento e respeito pelo manguezal, beneficiando tanto o ambiente quanto as comunidades que dele dependem. A pesquisa busca entender como o ensino de Arte pode valorizar o manguezal e suas comunidades. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência de aulas envolvendo músicas, fotografias e saída de campo ao mangue. Utilizando a metodologia qualitativa, a análise foi realizada com auxílio de questionários e entrevistas entre estudantes que puderam participar da saída e os que não puderam. Os resultados demonstram que os estudantes passaram a valorizar as áreas de manguezais e reconheceram a importância das pessoas que vivem lá possuem uma relação equilibrada com o meio. Diante destas informações é possível concluir que o ensino de artes pode contribuir para a valorização e preservação dos manguezais
     
    Abstract: This qualitative research aimed to analyze whether art education can contribute to the appreciation of mangroves, aiming at their preservation. Mangroves are vital coastal ecosystems, functioning as nurseries for various marine species and protecting coastlines from erosion. Their preservation is crucial. In addition to housing species such as birds, mollusks, microorganisms, crabs, and oysters, mangroves also provide sustenance for local communities through fishing and shellfish gathering. In the coastal region of Paraná, areas like the Cabaraquara Community in Guaratuba Bay have mangroves that are important both environmentally and culturally. However, there is a stigma associated with life in mangroves, seen as a symbol of dirt and insecurity, negatively impacting people’s perceptions. Studies show that education and awareness, especially through environmental education via art teaching, can help value and preserve this ecosystem. Field experiences and pedagogical activities can promote greater understanding and respect for mangroves, benefiting both the environment and the communities that depend on them. The research seeks to understand how art education can enhance the value of mangroves and their communities. To this end, a sequence of classes was planned and implemented, involving music, photography, and a field trip to the mangrove. Using qualitative methodology, the analysis was conducted with the help of questionnaires and interviews among students who could participate in the trip and those who could not. The results demonstrate that students began to appreciate mangrove areas and recognized the importance of the people living there, who maintain a balanced relationship with the environment. Based on this information, it is possible to conclude that art education can contribute to the appreciation and preservation of mangroves
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95974
    Collections
    • Dissertações [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail