dc.contributor.advisor | Lolis, Luis Henrique, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
dc.creator | Silva, Alisson Oliveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T18:24:50Z | |
dc.date.available | 2025-04-14T18:24:50Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95961 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luis Henrique de Assumpção Lolis. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho analisa a viabilidade da implantação de veículos elétricos (VEs) em uma frota empresarial no Brasil, considerando aspectos técnicos, econômicos e operacionais. A eletrificação do transporte é uma tendência global impulsionada pela necessidade de redução de emissões de carbono e pela busca por maior eficiência energética. No entanto, desafios como o alto custo de aquisição, a infraestrutura de recarga limitada e a depreciação acelerada dos veículos ainda representam obstáculos para a adoção dessa tecnologia em frotas de grande porte. Para avaliar a viabilidade da substituição de veículos a combustão por elétricos, foi realizado um estudo comparativo entre o Chevrolet Onix Sedan Premier e o BYD Dolphin GS, levando em conta o custo total de propriedade (TCO), a manutenção, o consumo energético e a depreciação. Os resultados demonstram que, embora o investimento inicial em VEs seja elevado, a economia com combustível e manutenção ao longo dos anos pode compensar a diferença. A análise indicou que, no primeiro ano de operação, o Onix Sedan apresenta um TCO inferior ao Dolphin GS, tornando-se mais vantajoso. No entanto, a partir do terceiro ano, o veículo elétrico se torna mais competitivo, gerando maior economia no longo prazo. Além disso, desafios como a infraestrutura de recarga insuficiente, o tempo de carregamento prolongado e a baixa aceitação do mercado de seminovos foram identificados como fatores que podem impactar a viabilidade da frota elétrica. Diante desse panorama, recomenda se que empresas avaliem cuidadosamente os perfis de operação, a frequência de rodagem e os incentivos fiscais disponíveis antes de implementar a eletrificação de suas frotas | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study analyzes the feasibility of implementing electric vehicles (EVs) in a corporate fleet in Brazil, considering technical, economic, and operational aspects. The electrification of transportation is a global trend driven by the need to reduce carbon emissions and improve energy efficiency. However, challenges such as high acquisition costs, limited charging infrastructure, and accelerated vehicle depreciation still pose obstacles to the adoption of this technology in large fleets. To evaluate the feasibility of replacing combustion vehicles with EVs, a comparative study was conducted between the Chevrolet Onix Sedan Premier and the BYD Dolphin GS, assessing the total cost of ownership (TCO), maintenance, energy consumption, and depreciation. The results indicate that while the initial investment in EVs is high, the long-term savings in fuel and maintenance can offset this difference. The analysis revealed that in the first year of operation, the Onix Sedan has a lower TCO than the Dolphin GS, making it more cost-effective. However, from the third year onwards, the electric vehicle becomes more competitive, generating greater savings over time. Additionally, challenges such as insufficient charging infrastructure, prolonged charging times, and low acceptance in the used car market wre identified as factors that could impact the feasibility of an electric fleet. Given this scenario, it is recommended that companies carefully assess operational profiles, driving frequency, and available tax incentives before implementing fleet electrification | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Veiculos a motor - Frotas | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade sustentável | pt_BR |
dc.title | Análise de viabilidade na implantação de veiculos totalmente elétricos na frota | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |