dc.contributor | Gimenes, Rubia Schulz | pt_BR |
dc.contributor | Silva, Yasmin dos Santos da | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ieger, Eliana Maria, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado | pt_BR |
dc.creator | Alves, Gabriel Roehrig | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T23:44:38Z | |
dc.date.available | 2025-04-10T23:44:38Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95950 | |
dc.description | Orientador : Prof.ª Ms. Eliana Maria Ieger | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 37-39 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente relatório tem como propósito detalhar a implementação do projeto "E-book: Roteiros de Cerimoniais – Um recorte na realização de eventos acadêmicos", projeto ligado à disciplina de Implantação de Projetos Multidisciplinares do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (TS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Inicialmente concebido como um roteiro modelo de apresentação da profissão de secretariado a calouros na semana de recepção, o projeto evoluiu para abranger a elaboração de diversos roteiros de cerimoniais de eventos acadêmicos. Foi adotado um caminho metodológico de abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista com a coordenação do curso de TS da UFPR, compartilhamento das experiências técnicas e empíricas dos autores na participação de eventos acadêmicos, pesquisas bibliográficas e documentais para o desenvolvimento do e-book, bem como deste relatório. O e-book busca fornecer modelos e dicas detalhadas para diferentes tipos de eventos acadêmicos, possibilitando a sua adaptação por parte do corpo universitário. Com resultado de sua implantação o projeto visou preencher uma lacuna na produção de materiais sobre roteiros de cerimoniais e contribuir para a eficácia na realização de eventos acadêmicos, fortalecendo interação entre a universidade, seus alunos e a sociedade, alinhado à evolução do conhecimento e das práticas profissionais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The present report aims to detail the implementation of the project "E-book: Ceremonial Scripts – A focus on the execution of academic events," a project linked to the Multidisciplinary Project Implementation discipline of the Higher Education Technology Course in Secretariat (TS) at the Federal University of Paraná (UFPR). Initially conceived as a model presentation script introducing the secretarial profession to freshmen during the welcome week, the project evolved to encompass the development of various ceremonial scripts for academic events. A qualitative methodological approach was adopted, including an interview with the TS course coordination at UFPR, sharing the authors' technical and empirical experiences in participating in academic events, bibliographic and documentary research for the e?book's development, as well as for this report. The e-book aims to provide models and detailed tips for different types of academic events, enabling adaptation by the university staff. With the outcome of its implementation, the project sought to fill a gap in the production of materials on ceremonial scripts and contribute to the effectiveness of organizing academic events, strengthening the interaction between the university, its students, and society, aligned with the evolution of knowledge and professional practices | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Secretariado | pt_BR |
dc.subject | Eventos - Organização | pt_BR |
dc.subject | Etiqueta | pt_BR |
dc.subject | Livros eletrônicos | pt_BR |
dc.title | E-book roteiros de cerimoniais : um recorte na realização de eventos acadêmicos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |