dc.contributor.advisor | Mamedes, Clayton Rosa, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Genehr, Daniel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T17:50:57Z | |
dc.date.available | 2025-04-07T17:50:57Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95801 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Desgin, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/12/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação trata da utilização de tipologias sonoro-morfológicas enquanto ferramenta de classificação do material musical para fins composicionais. Com esse intuito foram revisadas as teorias de Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann e Denis Smalley buscando definir um recorte das terminologias e critérios que melhor se adequassem às características dos materiais criados. Esse recorte terminológico resultou na elaboração de um modelo de análise caracterizado pela utilização de uma tabela na qual as unidades analisadas são classificadas segundo cinco critérios, cada critério correspondendo a uma coluna, ao passo que cada teoria/autor corresponde a uma linha, de modo que cada critério pode conter entre uma e três definições que são complementares. A tipologia resultante orientou a composição da peça Nimbus — para violão e eletroacústica — cuja poética baseada na justaposição de diferentes elementos faz alusão à colagem. Ao término da pesquisa são apresentadas certas limitações da tipologia adotada bem como algumas considerações sobre a elaboração de tipologias sonoras | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation addresses the use of sound-morphological typologies as a tool for classifying musical material for compositional purposes. With this aim, the theories of Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, and Denis Smalley were reviewed to define a selection of terminologies and criteria that best suited the characteristics of the created materials. This terminological delineation resulted in the development of an analysis model characterized by the use of a table in which the analyzed units are classified according to five criteria, each criterion corresponding to a column, while each theory/author corresponds to a row, so that each criterion can contain between one and three complementary definitions. The resulting typology guided the composition of the piece Nimbus — for guitar and electroacoustics — whose poetics, based on the juxtaposition of different elements, alludes to collage. At the end of the research, certain limitations of the adopted typology are presented, as well as some considerations about the development of sound typologies | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Tipologia | pt_BR |
dc.subject | Eletroacústica | pt_BR |
dc.subject | Colagem | pt_BR |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Tipologia sonoro-morfológica aplicada à composição | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |