Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMamedes, Clayton Rosa, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorGenehr, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T17:50:57Z
dc.date.available2025-04-07T17:50:57Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95801
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Desgin, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/12/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata da utilização de tipologias sonoro-morfológicas enquanto ferramenta de classificação do material musical para fins composicionais. Com esse intuito foram revisadas as teorias de Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann e Denis Smalley buscando definir um recorte das terminologias e critérios que melhor se adequassem às características dos materiais criados. Esse recorte terminológico resultou na elaboração de um modelo de análise caracterizado pela utilização de uma tabela na qual as unidades analisadas são classificadas segundo cinco critérios, cada critério correspondendo a uma coluna, ao passo que cada teoria/autor corresponde a uma linha, de modo que cada critério pode conter entre uma e três definições que são complementares. A tipologia resultante orientou a composição da peça Nimbus — para violão e eletroacústica — cuja poética baseada na justaposição de diferentes elementos faz alusão à colagem. Ao término da pesquisa são apresentadas certas limitações da tipologia adotada bem como algumas considerações sobre a elaboração de tipologias sonoraspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation addresses the use of sound-morphological typologies as a tool for classifying musical material for compositional purposes. With this aim, the theories of Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, and Denis Smalley were reviewed to define a selection of terminologies and criteria that best suited the characteristics of the created materials. This terminological delineation resulted in the development of an analysis model characterized by the use of a table in which the analyzed units are classified according to five criteria, each criterion corresponding to a column, while each theory/author corresponds to a row, so that each criterion can contain between one and three complementary definitions. The resulting typology guided the composition of the piece Nimbus — for guitar and electroacoustics — whose poetics, based on the juxtaposition of different elements, alludes to collage. At the end of the research, certain limitations of the adopted typology are presented, as well as some considerations about the development of sound typologiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTipologiapt_BR
dc.subjectEletroacústicapt_BR
dc.subjectColagempt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleTipologia sonoro-morfológica aplicada à composiçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples