Guia de postura, comportamento e boas práticas em eventos online aplicado ao núcleo de tecnologia educacional - SEPT/UFPR
Resumo
Resumo : Devido à pandemia ocasionada pela Covid-19 passamos a viver nossas sociabilidades e ofícios no mundo online. Este trabalho tem por finalidade relatar o projeto de implantação de um guia atitudinal de participação em eventos online, com sugestões e diretrizes de comportamentos para esse ambiente, dispondo de ações assertivas nas dinâmicas desses eventos para aqueles que participam e os conduzem. Para isso, a natureza da pesquisa, em princípio, foi de caráter exploratória, como técnica de coleta de dados aplicou-se entrevista semiestruturada online com a coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional do Setor de Educação Profissional e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, em complementação ao campo de pesquisa foi aplicado questionário estruturado para professores e servidores do NTE/SEPT, tratando os dados coletados por análise qualitativa de maneira coletiva, em conjunto com os métodos de pesquisas etnográficas que visaram identificar comportamentos dos participantes de eventos online e bibliográfica com o levantamento de referências importantes ao estudo. Como resultado da implantação obteve-se o guia de postura, comportamento e boas práticas em eventos online. Abstract : Due to the pandemic caused by Covid-19, we started to live our sociabilities and jobs in the online world. This work aims to report the project to implement an attitudinal guide for participation in online events, with suggestions and behavioral guidelines for this environment, providing assertive actions in the dynamics of these events for those who participate and lead them. For this, the nature of the research, in principle, was exploratory, as a data collection technique, an online semi-structured interview was applied with the coordination of the Educational Technology Nucleus (NTE) of the Sector of Professional and Technological Education from the Federal University of Paraná (UFPR). In addition to the research field, a structured questionnaire was applied to NTE/SEPT teachers and servers, treating the data collected by qualitative analysis collectively, together with ethnographic research methods, that aimed to identify behaviors of participants in online, and bibliographic analysis, with the survey of important references to the study. As a result of the implementation, the guide on posture, behavior and good practices in online events was obtained.