Esporte paralímpico em contraturno : caracterizando o modelo de intervenção da escola primavera de Curitiba/PR
Resumo
Resumo : O Esporte Paralímpico passa por um processo de expansão. Tendo em vista que o desenvolvimento de atletas paralímpicos, peças-chave nesse crescimento, passa pela iniciação esportiva, nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral caracterizar o modelo de intervenção pedagógica do projeto "Esporte Paralímpico em contraturno" realizado na Escola de Ensino Especializado Primavera de Curitiba/PR. Para tanto, buscamos resgatar na literatura o percurso do Esporte Paralímpico em âmbito mundial e brasileiro, os processos pedagógicos orientados na perspectiva do rendimento esportivo, bem como a caracterização das pessoas com deficiência intelectual e sua relação com o esporte, para então caracterizar o projeto "Esporte Paralímpico em contraturno". Recorremos a uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho observacional-participante e documental. Nossas observações participantes duraram em torno de 220 horas, realizadas entre o mês de abril de 2013 e junho de 2014 em campo. Enquanto que os documentos fornecidos pela escola ajudaram no desenvolvimento desta pesquisa, na verificação de parcerias, investimentos, recursos (físicos, humanos e materiais), entre outros. O envolvimento com a iniciação ao esporte paralímpico, aliado à carência de estudos nesta área, motivou o desenvolvimento deste estudo. A partir das contribuições desta pesquisa, notamos que a intervenção esportiva na perspectiva de rendimento, também se faz necessária para pessoas com deficiência, e um ambiente possível de realizar os treinamentos, é no contraturno escolar. Entretanto, reconhecemos que até então, poucos estudos foram realizados idealizando uma "pedagogia paradesportiva", portanto nos embasamos na produção teórica da área da pedagogia do esporte, considerando que o esporte paralímpico recebe influências destes conhecimentos para sua continuidade. Com isso, percebemos que não se trata de tarefa fácil, além dos conhecimentos referentes às modalidades esportivas e das deficiências. O professor no cerne desse processo deve estar atento para transmissão de valores educativos por meio das práticas desenvolvidas no âmbito de treinamento, e consequentemente a conquista da autorrealização, independência, autoconfiança por parte dos alunos sejam evidenciadas. Entendemos também, que para pessoas com deficiência intelectual, estes benefícios podem se estender para outros aspectos, como autonomia e socialização. Além disso, constatamos que existem algumas problemáticas no âmbito da iniciação esportiva do projeto pesquisado que podem retratar outras realidades similares no Brasil. Entre eles estão: o pouco apoio financeiro e a dificuldade de acesso a processos de avaliação esportiva. Espera-se que essa pesquisa colabore com a propagação do conhecimento na área, bem como incentive o desenvolvimento de novas pesquisas para que aconteçam melhoras no contexto de iniciação ao esporte paralímpico no Brasil.
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