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dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorVasque, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T13:57:07Z
dc.date.available2025-04-03T13:57:07Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95736
dc.descriptionOrientadora: Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Atualmente a afetividade é um tema de relevância na relação de ensino aprendizagem e é considerada como fundamental no processo de formação de professores, principalmente, no âmbito da Educação Infantil. Neste cenário, a presente pesquisa, buscou responder a seguinte indagação: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico de Almeida (1999) e (2001) para tratar sobre o conceito de afetividade; Nadolny (2010), Marcelo Garcia (1999), Ribeiro (2010), e Paludo (2011) sobre a afetividade e a formação de professores; Amorim e Navarro (2012), Formosinho (2011) e Chalita (2001), para a dimensão afetiva na docência com crianças pequenas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pergunta pedagógica apoiada nas orientações de Nadolny (2010); e a entrevista semi-estruturada, utilizando-se os estudos de Tomar (2007) e Mattos (2005) como referencial. A análise se estruturou em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Por meio das respostas da pergunta pedagógica identificou-se os eixos: o ser professor e relação com a criança. Por meio das respostas das entrevistas identificou-se os eixos: a motivação a partir da relação afetiva e a importância da afetividade para as crianças. Foi possível concluir na análise dos dados na pesquisa, que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos participantes da pesquisa, como fator motivacional e também como fator de importância para o desenvolvimento da criança. De maneira geral, os futuros professores em processo de formação inicial, que participaram da pesquisa, relataram que a afetividade pode contribuir para motivação tanto da criança, quanto do próprio professor, além de beneficiar para o desenvolvimento das crianças e a relação de ensinoaprendizagem.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA dimensão afetica no processo de formação de professores de educação física na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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