dc.description.abstract | Resumo : Atualmente a afetividade é um tema de relevância na relação de ensino aprendizagem e é considerada como fundamental no processo de formação de professores, principalmente, no âmbito da Educação Infantil. Neste cenário, a presente pesquisa, buscou responder a seguinte indagação: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico de Almeida (1999) e (2001) para tratar sobre o conceito de afetividade; Nadolny (2010), Marcelo Garcia (1999), Ribeiro (2010), e Paludo (2011) sobre a afetividade e a formação de professores; Amorim e Navarro (2012), Formosinho (2011) e Chalita (2001), para a dimensão afetiva na docência com crianças pequenas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pergunta pedagógica apoiada nas orientações de Nadolny (2010); e a entrevista semi-estruturada, utilizando-se os estudos de Tomar (2007) e Mattos (2005) como referencial. A análise se estruturou em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Por meio das respostas da pergunta pedagógica identificou-se os eixos: o ser professor e relação com a criança. Por meio das respostas das entrevistas identificou-se os eixos: a motivação a partir da relação afetiva e a importância da afetividade para as crianças. Foi possível concluir na análise dos dados na pesquisa, que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos participantes da pesquisa, como fator motivacional e também como fator de importância para o desenvolvimento da criança. De maneira geral, os futuros professores em processo de formação inicial, que participaram da pesquisa, relataram que a afetividade pode contribuir para motivação tanto da criança, quanto do próprio professor, além de beneficiar para o desenvolvimento das crianças e a relação de ensinoaprendizagem. | pt_BR |