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dc.contributor.advisorLobo, Lúcio Souza, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorPensak, Marco Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T22:43:50Z
dc.date.available2025-04-02T22:43:50Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95728
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Lúcio Souza Lobopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 19/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estas reflexões, que estão organizadas em três capítulos, têm o objetivo principal de explorar o conceito de synderesis no pensamento de Santo Tomás de Aquino, buscando demonstrar que ela é um habitus. No primeiro capítulo, estudamos, sob a perspectiva de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino, os instrumentos teóricos necessários que lançam as bases filosóficas para a compreensão da synderesis no domínio do intellectus. Entre esses, incluímos os primeiros princípios per se nota, o problema da inatidade e os conceitos de potência, ato, habitus e virtude. No segundo capítulo, apresentamos um contexto histórico-filosófico da synderesis, iniciando com o texto da Glossa de São Jerônimo de Estridão, que influenciou todas as elaborações posteriores, seguindo com o desenvolvimento desse conceito pelos pensadores medievais, primeiramente acerca de suas propriedades e depois sobre a sua natureza. Também examinamos a recepção e a interpretação da synderesis pelos grandes mestres medievais São Boaventura de Bagnoregio e Santo Alberto Magno, que representam duas vertentes de pensamento. O primeiro situando a synderesis no plano do affectus e o segundo no plano do intellectus. No terceiro capítulo, por fim, fizemos uma leitura detalhada das discussões de Santo Tomás de Aquino em relação à synderesis. Partimos da obra de sua juventude, o Scriptum Super Sententiis, passamos pelas Quæstiones Disputatæ De Veritate, escrita durante o seu primeiro período de regência na Universidade de Paris, chegando até a obra de sua maturidade intelectual, a Summa Theologiæ. Nesta última, a synderesis é definida como o habitus dos primeiros princípios operativos per se nota, responsável tanto por fornecer a premissa maior do silogismo moral, quanto por julgar a decisão articulada na conclusão desse mesmo silogismo. De resto, evidenciamos, na filosofia de Santo Tomás de Aquino, a synderesis como o ponto de convergência entre o fundamento último da Metafísica e a ação moral do homempt_BR
dc.description.abstractAbstract: These reflections, organized into three chapters, aim to explore the concept of synderesis in the thought of Saint Thomas Aquinas, seeking to demonstrate that it constitutes a habitus. In the first chapter, we examine, from the perspective of Aristotle and Saint Thomas Aquinas, the theoretical tools necessary to establish the philosophical foundations for understanding synderesis within the domain of the intellectus. Among these, we include the self-evident first principles per se nota, the problem of innateness, and the concepts of potency, act, habitus, and virtue. In the second chapter, we present a historical-philosophical context for synderesis, beginning with the text of the Glossa by Saint Jerome of Stridon, which influenced all subsequent elaborations. We then follow the development of this concept by medieval thinkers, first regarding its properties and later its nature. We also examine the reception and interpretation of synderesis by the great medieval masters Saint Bonaventure of Bagnoregio and Saint Albert the Great, who represent two distinct ways of thought: the former situating synderesis within the realm of the affectus and the latter within the realm of the intellectus. Finally, in the third chapter, we conduct a detailed examination of Saint Thomas Aquinas’s discussions on synderesis. We begin with his early work, the Scriptum Super Sententiis, proceed through the Quæstiones Disputatæ De Veritate, written during his first teaching period at the University of Paris, and conclude with his intellectual masterpiece, the Summa Theologiæ. In this final work, synderesis is defined as the habitus of the self-evident operative first principles per se nota, responsible both for providing the major premise of the moral syllogism and for judging the decision articulated in the conclusion of that syllogism. Moreover, we highlight synderesis in Saint Thomas Aquinas’s philosophy as the point of convergence between the ultimate foundation of Metaphysics and the moral action of manpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274pt_BR
dc.subjectVerdade (Teologia cristã)pt_BR
dc.subjectSilogismopt_BR
dc.subjectÉtica cristãpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO conceito de synderesis em Santo Tomás de Aquinopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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