Avaliação da adição do componente de um treino de habilidades sociais à psicoterapia analítica funcional para clientes com ansiedade social
Resumo
Resumo: A ansiedade social (ou fobia social) tem sido objeto de diversos estudos, recentemente. A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) são duas das opções de tratamento que tem sido investigadas para a população com ansiedade social. O presente estudo teve como objetivo avaliar e comparar uma intervenção em FAP com um tratamento composto pela FAP acrescido de um componente de THS para participantes com ansiedade social. Os objetivos específicos da pesquisa consistiram em: observar/ verificar se houve diferenças na frequência de comportamentos de melhora em cada condição de tratamento; e observar e comparar os efeitos de cada intervenção na generalidade clínica dos comportamentos para o contexto fora de sessão. Para isso, utilizou-se um delineamento A-B-BC para as clientes Ana e Sandra, e A-BC-B para Laura, nos quais a fase A consistiu na linha de base, a fase B em um tratamento em FAP, e a fase BC em um tratamento FAP acrescido de THS. Fizeram parte do estudo três clientes, estudantes universitárias, com idades entre 20 e 25 anos, que preencheram critérios para ansiedade social, apresentaram baixo repertório em habilidades sociais e dificuldades em relacionamentos interpessoais. Colaboraram com o estudo: uma terapeuta, três categorizadoras e oito transcritores. As sessões foram gravadas e categorizadas com base na Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS), acrescida da categoria CRB2O2. Uma nova categoria foi acrescentada à FAPRS com o objetivo de facilitar a observação e categorização dos comportamentos de melhora das clientes fora da sessão. Os dados foram analisados por meio dos seguintes tratamentos estatísticos: Método JT, Análise de Probabilidade Transicional e Coeficiente de Correlação de Pearson. Os resultados indicaram melhora no quadro de ansiedade social para as três clientes. Os dados mostraram que as frequências dos relatos de comportamentos de melhora no contexto de vida diária foram maiores na condição FAP+THS, e que não houve diferenças quanto às frequências de comportamentos de melhora de dentro da sessão, para as duas condições ativas do estudo. Concluiu-se que o uso de componentes, como os propostos pelo THS, somados à FAP, podem ser utilizados pelo terapeuta no desenvolvimento de repertórios sociais mais habilidosos, para facilitar a ocorrência dos comportamentos de melhora fora do contexto terapêutico. Abstract: Social anxiety (or social phobia) has been the subject of several studies, recently . Functional Analytic Psychotherapy (FAP) and Social Skills Training (THS) are two of the treatment options that have been investigated for the population with social anxiety. The present study aimed to evaluate and compare an intervention in FAPwith a treatment composed of FAP plus a THS components for participants with social anxiety. The specific objectives of the research were: to observe / verify if there were differences in the frequency of improvement behaviors in each experimental phase; and to observe and compare the effects of each intervention on the generalization of behaviors for the out-of-session context. For this, an A-B-BC design was used for clients Ana and Sandra, and A-BC-B for Laura, in which phase A consisted of the baseline, phase B in a FAP treatment, and phase BC in a FAP treatment plus THS. The study included three clients, university students, aged between 20 and 25 years, who met criteria for social anxiety, had low repertoire in social skills and difficulties in interpersonal relationships. Collaborated with the study: one therapist, three coders and eight transcribers. The sessions were recorded and categorized based on the Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS). A new category has been added to FAPRS to facilitate the observation and categorization of out-of-session client improvement behaviors. Data were analyzed by the following statistical treatments: JT Method, Transitional Probability Analysis and Pearson Correlation Coefficient. The results indicated improvement in social anxiety for the three clients. The data showed that the frequency of reports of improvement behaviors in the context of daily living were higher in the FAP + THS condition, and that there were no differences in the frequency of improvement behaviors within the session, for the two study conditions, for the three clients. It was concluded that the use of components, such as those proposed by the THS, added to FAP, can be used by the therapist in the development of more skilled social repertoires, to facilitate the occurrence of improvement behaviors outside the therapeutic context.
Collections
- Dissertações [278]