Transformações técnicas e votos : as redes digitais como contexto geográfico nas eleições presidenciais de 2018
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a correlação entre o desempenho da candidatura de Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 e o comportamento eleitoral, através do impacto das mídias digitais na campanha. Nossa metodologia consistiu em duas etapas: na primeira que, nos amparando no conceito contexto geográfico, descrito por John Agnew, denominamos teorização, elaboramos uma construção do contexto em que se deu a disputa eleitoral. Para isso utilizamos pesquisa bibliográfica. Na segunda etapa, de caráter quantitativo, analisamos dados relativos à conectividade, ao nível municipal, para caracterizar os municípios que mais cederam votos em Bolsonaro. Ademais, identificamos o perfil do comportamento eleitoral bolsonarista em mídias digitais através da leitura de relatórios de pesquisas de opinião. Os dados coletados são apresentados em material cartográfico, gráficos e tabelas. Os resultados da pesquisa indicam que a campanha digital de Bolsonaro se beneficiou de um novo comportamento inaugurado pelas redes sociais digitais, pautado em linguagem beligerante, meios de disseminação de informações livres de monitoramento ou fiscalização por autoridades, se valendo de conspiracionismos e moderação de grupos centralizada que agia para eliminar o contraditório nos canais bolsonaristas. Verificou-se que as redes sociais digitais são regidas por valores ultraliberais e possuem hierarquias invisibilizadas. A pesquisa também indicou que o candidato Bolsonaro não criou um novo grupo político no eleitorado, apenas conquistou o território político da direita do espectro político no Brasil, ampliando sua influência nas grandes e médias cidades, que julgamos se dever à maior capilaridade da infraestrutura digital Abstract: The objective of this research is to investigate the correlation between the performance of Jair Bolsonaro’s candidacy in the first round of the 2018 presidential elections and electoral behavior through the impact of digital media on the campaign. Our methodology consisted of two steps: in the first, which, based on the concept of geographical context described by John Agnew, we called theorizing, we elaborated the context in which the electoral dispute took place. For this, we used bibliographic research. In the second step, of a quantitative nature, we analyzed data related to connectivity, at the municipal level, to characterize the municipalities that voted the most for Bolsonaro. In addition, we identified the profile of Bolsonaro’s electoral behavior in digital media by reading opinion poll reports. The data collected are presented in cartographic material, graphs, and tables. The results indicate that Bolsonaro’s digital campaign benefited from a new behavior created by digital social networks, based on belligerent language, disseminating information free from monitoring or inspection by authorities, using conspiracism and centralized group moderation that acted to eliminate what was contradictory in Bolsonaro’s channels. It was found that digital social networks are governed by ultraliberal values and have invisible hierarchies. The survey also indicated that candidate Bolsonaro did not create a new political group in the electorate, he only conquered the political territory of the right of the political spectrum in Brazil, expanding his influence in large and medium-sized cities, which we believe is due to the greater capillarity of digital infrastructure.
Collections
- Dissertações [126]