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    Perspectivas do ensino colaborativo vinculado à sala de recursos multifuncionais no trabalho de ciências e biologia

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    R-G-MICHELE CONIUTTI.pdf (947.0Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Coniutti, Michele
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A inclusão escolar é um fator fundamental para garantir a todas as pessoas, sem distinção, o direito à aprendizagem e à socialização. É visto que ainda estamos vivenciando a inclusão tanto social quanto educacional de forma integralista. Antigamente só as pessoas de altas classes poderiam ter acesso a uma educação de qualidade enquanto aquelas que tinham alguma deficiência eram excluídas. Atualmente os sujeitos com necessidades especiais frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (SRM) cujo espaço é atendido com o profissional, o apoio e colaboração necessários para a aprendizagem de cada um. Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas do ensino colaborativo nas áreas de ciências e biologia na SRM, com o intuito de compreender de que maneira essa metodologia pode ajudar a resolver desafios pedagógicos e a fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem em um ambiente inclusivo. Esta pesquisa foi desenvolvida com a metodologia de revisão de literatura de abordagem qualitativa, vinculada à pesquisa de campo. Foi estruturada em seções de acordo com os tópicos relevantes da discussão. A primeira seção norteia os paradigmas históricos da inclusão, discutindo a forma como a pessoa com deficiência foi tratada em cada momento histórico. A segunda aborda a sala de recursos multifuncional e o atendimento educacional especializado com destaque ao ensino colaborativo. Na terceira seção, procedeu-se à coleta de dados por meio da aplicação de um questionário online, com o objetivo de investigar a correspondência entre os pressupostos teóricos da educação inclusiva e sua efetivação na prática pedagógica no âmbito do ensino de ciências e biologia. Em seguida os resultados foram analisados à luz da revisão de literatura. Evidenciou-se que a colaboração entre os docentes do ensino regular e os profissionais especializados da área é insuficientemente promovida. Tal lacuna ressalta a necessidade de investimentos em formação continuada, suporte efetivo da equipe pedagógica e disponibilização de recursos humanos e materiais adequados para atender às necessidades específicas de cada sujeito
     
    Abstract : School inclusion is a fundamental factor in guaranteeing everyone, without distinction, the right to learning and socialization. It is clear that we are still experiencing both social and educational inclusion in an integralist way. In the past, only people from the upper classes could have access to quality education, while those with disabilities were left out. Currently, individuals with special needs attend the Multifunctional Resource Room (SRM), whose space is attended by the professional, support and collaboration necessary for each individual's learning. This work aims to analyze the perspectives of collaborative teaching in the areas of science and biology in the SRM, with the aim of understanding how this methodology can help solve pedagogical challenges and strengthen the teaching and learning process in an inclusive environment. This research was developed using a qualitative literature review methodology, linked to field research. It was structured according to the relevant topics of discussion. The first section guides the historical paradigms of inclusion, discussing how people with disabilities were treated at each historical moment. The second approach is the multifunctional resource room and specialized educational services with an emphasis on collaborative teaching. In the third section, we collected data through the application of an online questionnaire, with the aim of investigating the correspondence between the theoretical assumptions of inclusive education and its implementation in pedagogical practice in the context of science and biology teaching. The results were then analyzed in light of the literature review. It was evident that collaboration between regular education teachers and professionals in the area is insufficiently promoted. This gap highlights the need for investments in continuing education, effective support for the pedagogical team and the provision of adequate human and material resources to meet the specific needs of each subject
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95609
    Collections
    • Licenciatura [86]

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