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dc.contributorReis, Emily Sthefanny de Souzapt_BR
dc.contributorGomes, Julia Maria Bruscopt_BR
dc.contributor.advisorMaia, Fernanda Landolfi, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariadopt_BR
dc.creatorBernardo, Alanis Nunespt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T18:05:13Z
dc.date.available2025-03-27T18:05:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95570
dc.descriptionOrientador: Fernanda Landolfi Maiapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariadopt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 52-55pt_BR
dc.description.abstractResumo : A seguinte pesquisa foi elaborada a partir da constatação da equipe de que havia necessidade em retratar a maneira que os profissionais de Secretariado foram caracterizados pelos veículos de comunicação ao longo dos anos e como isso se refletiu para o público e para o mercado de trabalho. O objetivo geral é relatar a produção de um livreto informativo no qual foram analisadas as representações midiáticas da profissão desde o período de 1970 a 2020. A metodologia aplicada na realização deste trabalho é de natureza exploratória, tendo sido considerada a abordagem mais eficiente na interpretação dos fatores examinados, sendo que a coleta de dados partiu da pesquisa qualitativa utilizando fontes bibliográficas, fontes midiáticas e quantitativa a partir de aplicação de questionários com profissionais da área. Entre os resultados efetivou-se a elaboração de um produto que abordou o progresso da carreira, como introdução de novas ferramentas tecnológicas na área, e a maneira que o público a enxerga, além de explorar filmes, novelas, séries e revistas para embasamento na confecção do livreto. Em sumo, esta pesquisa evidenciou os principais estereótipos ainda propagados na mídia, bem como as experiências pessoais dos atuantes da profissão e aspectos favoráveis que simbolizam a real capacidade do secretáriopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The following research was elaborated from the team’s finding that there was a need to portray the way that the Secretariat’s professionals have been featured by the means of communication throughout the years and how this has been reflected to the public and job market. The overall goal is to report the making of an informative booklet in which the career media representation was analyzed from 1970 to 2020. The applied methodology to the realization of this project is of exploratory nature, and has been considered the most efficient approach in the interpretation of the examined factors, being that the data collection started from the qualitative research using bibliography and media sources and the quantitative research through surveys with professionals in the area. Among the results was accomplished the elaboration of a product that discussed the career progress, as the introduction of latest technologies in the working space and the way that the audience sees them, in addition to exploring movies, magazines, tv series and soap operas to basis on the preparation of the booklet. In conclusion, this research highlighted the main stereotypes still spread in the media, as well as the personal experiences of the professionals and the positive aspects that signify the real expertise of the secretarypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSecretariadopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.titleCriação de livreto informativo sobre as representações midiáticas do Secretariado no período de 1970 a 2020pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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