Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula Ramão da, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherFriedrich, Leidi Cecilia, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorGris, Isamara Jesuinopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-26T20:04:51Z
dc.date.available2025-03-26T20:04:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95523
dc.descriptionOrientador: Ana Paula Ramão da Silvapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Leidi Cecilia Friedrichpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho aborda sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Química, em especial, do conteúdo de balanceamento químico, com foco na assimilação dos conceitos a partir de conhecimentos prévios dos estudantes e os novos conhecimentos trabalhados, além da sua aplicação em situações do cotidiano. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel foi exercitada juntamente com o triângulo de Johnstone, a fim de compreender as etapas de aprendizado significativo. Os indícios de aprendizagem foram coletados por meio de três modalidades avaliativas, com questões descritivas. A pesquisa foi realizada com os estudantes do projeto Pré-Vestibular Comunitário - PREVEC ofertado pela UFPR - Setor Palotina. Os resultados mostraram indícios significativos na aprendizagem dos conteúdos de Química abordados, o que ressalta a importância de metodologias contextualizadas e que partam do conhecimento prévio do estudante, buscando superar a mera memorização, como também a articulação do conteúdo pelos três vértices do triângulo de Johnstone.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work addresses the process of teaching and learning Chemistry, in particular, the content of chemical balancing, focusing on the assimilation of concepts based on students' previous knowledge and new knowledge worked on, in addition to its application in situations of the everyday. David Ausubel's Meaningful Learning Theory was exercised together with Johnstone's triangle to understand the stages of meaningful learning. Evidence of learning was collected through three assessment modalities, with descriptive questions. The research was carried out with students from the Community Pre-Entrance Project - PREVEC offered by UFPR - Setor Palotina. The results showed significant evidence in the learning of the Chemistry content covered, which highlights the importance of contextualized methodologies that start from the student's prior knowledge, seeking to overcome mere memorization, as well as the articulation of the content by the three vertices of the Johnstone trianglept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectCiências exatas - Pesquisapt_BR
dc.titleReflexões sobre aprendizagem significativa do conteúdo balanceamento químico evidenciada por meio de avaliação descritiva : um estudo com participantes do PREVECpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples