Suporte familiar, expectativas de futuro e características geracionais de estudantes moçambicanos da área de negócios
Resumo
Resumo: O suporte recebido pela família desempenha um papel fundamental na formação de expectativas e no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, especialmente em contextos em que o suporte institucional é limitado. Nesse sentido, esta tese buscou investigar a relação entre o suporte familiar e as expectativas de futuro de estudantes moçambicanos da área de negócios, considerando as características comportamentais das Gerações X, Y e Z. A pesquisa foi aplicada em uma amostra de 365 estudantes de graduação da área de negócios de Moçambique. O instrumento utilizado foi construído com base em literatura sobre suporte familiar e expectativas de futuro, passando por validação externa com pesquisadores e validação interna por meio de testes empíricos. Os dados coletados foram analisados, primeiro, utilizando Análise Fatorial Exploratória (AFE), que permitiu a identificação das dimensões subjacentes aos construtos investigados. Para o suporte familiar, emergiram as dimensões de suporte afetivo e suporte para autonomia, enquanto para as expectativas de futuro foram confirmadas as dimensões profissionais e educacionais, familiares e religiosas, e emergiu também a dimensão de proximidade familiar. Quanto aos achados da pesquisa, as estatísticas descritivas indicaram percepções que variaram de moderadas a altas sobre o suporte familiar e as expectativas de futuro entre os participantes. A Modelagem de Equações Estruturais (MEE) confirmou a influência significativa do suporte familiar em todas as dimensões das expectativas de futuro, destacando maior impacto nas expectativas religiosas e menor influência nas expectativas educacionais e profissionais. Complementarmente, a análise de Multigrupos (PLS MGA) revelou variações significativas nas relações entre suporte familiar e expectativas de futuro entre as gerações X, Y e Z, com destaque para a maior influência do suporte familiar nas expectativas profissionais e educacionais da Geração Z em relação à Geração X, e diferenças notáveis nas expectativas religiosas entre as gerações X e Y. Os achados desta pesquisa promovem contribuições teóricas ao desenvolver e validar um instrumento para medir o suporte familiar e as expectativas de futuro, incluindo a segmentação de gerações com base em suas características comportamentais. Em termos práticos, os achados podem subsidiar políticas públicas e programas educacionais voltados ao fortalecimento do suporte familiar como pilar para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, além de orientar intervenções específicas em instituições educacionais e organizações sociais Abstract: Family support plays a fundamental role in shaping expectations and fostering the personal and professional development of students, particularly in contexts where institutional support is limited. In this regard, this thesis sought to investigate the relationship between family support and the future expectations of Mozambican business students, considering the behavioral characteristics of Generations X, Y, and Z. The research was conducted on a sample of 365 undergraduate business students in Mozambique. The instrument used was developed based on literature on family support and future expectations, undergoing external validation by researchers and internal validation through empirical testing. The collected data were analyzed initially using Exploratory Factor Analysis (EFA), which enabled the identification of the underlying dimensions of the investigated constructs. For family support, the dimensions of affective support and support for autonomy emerged, while for future expectations, the dimensions of professional, educational, familial, and religious expectations were confirmed, along with the emergence of the dimension of familial proximity. Regarding the research findings, descriptive statistics indicated perceptions ranging from moderate to high concerning family support and future expectations among participants. Structural Equation Modeling (SEM) confirmed the significant influence of family support across all dimensions of future expectations, highlighting the greatest impact on religious expectations and the lowest influence on educational and professional expectations. Additionally, Multigroup Analysis (PLS-MGA) revealed significant variations in the relationships between family support and future expectations among Generations X, Y, and Z. Notably, family support had a stronger influence on the professional and educational expectations of Generation Z compared to Generation X, as well as marked differences in religious expectations between Generations X and Y. The findings of this research contribute theoretically by developing an instrument to measure family support and future expectations, including the segmentation of generations based on their behavioral characteristics. Practically, these findings can inform public policies and educational programs aimed at strengthening family support as a pillar for the academic and professional development of students, in addition to guiding targeted interventions in educational institutions and social organizations
Collections
- Teses [52]