O contexto hidrodinâmico na formação da paisagem de fundo da Baía de Antonina – PR
Resumo
Resumo: A baía de Antonina tem importância econômica e ecológica, sendo que a maior parte do aporte fluvial deste estuário ocorre na sua cabeceira que drenam para a mesma a soma de 1.501,1 km². O objetivo foi caracterizar o contexto geomorfológico da Baía de Antonina, pela integração espacial de parâmetros ambientais com enfoque para os dados sedimentológicos e quantificar o regime hídrico na cabeceira do estuário, calculando o transporte sedimentar de forma a identificar ambientes de sedimentação. Para isso, foram utilizados conjuntos de dados de batimetria, declividade, velocidades de correntes de maré e sedimentos de fundo. Foi utilizada uma análise estatística multivariada para delimitar as fácies granulométricas. Através de analise espacial foi realizada a álgebra entre mapas. A caracterização hidrodinâmica foi determinada a partir de três perfis de ADP no período chuvoso. E a estimativa do transporte total foi realizada através da coleta de sedimentos transportados por carga de fundo e suspensão. As taxas teóricas de transporte foram calculadas a partir de metodologia descrita na literatura. E aplicado modelos matemático de tendências de transporte, hidrodinâmico e transporte de sedimentos. No geral, a profundidade média observada na Baía de Antonina foi de 1,9 m com declividades médias menores que 0,25°, velocidades das correntes de maré médias foram de 0,6 m.s-1. O estuário apresentou 3 fácies granulométricas distintas, com as quais foi possível indicar ambientes deposicionais no estuário. A predominância das correntes de maré foi pelos fluxos de vazante na condição de sizígia. As taxas de transporte por carga de fundo e suspensão apresentaram o mesmo padrão das correntes. O modelo hidrodinâmico apresentou valores das velocidades das correntes de maré inferiores as obtidas em campo, enquanto que as áreas deposição foram bem maiores que as regiões de erosão na cabeceira estuarina, indicando que este é um ambiente deposicional Abstract: The bay of Antonina has economic and ecological importance, being that the greater part of the fluvial contribution of this estuary occurs in its bedside that drain for the same the sum of 1,501,1 km ². The aim was characterize the geomorphological context of Antonina Bay by spatial integration of environmental parameters with a focus on the sedimentological data and to quantify the water regime at the estuary head, calculating the sedimentary transport in order to identify sedimentation environments. For this, data sets we used for bathymetry, slope, velocity of tidal currents and sediments. A multivariate statistical analysis used to delimit the granulometric facies, through spatial analysis, maps algebra. The hydrodynamic characterization was determined from three ADP profiles in the rainy season. The total transport estimation made through the collection of sediments transported by bedload and suspension. Theoretical rates of transport calculated from the methodology described in the literature. Applied mathematical models of transport trends, hydrodynamic and sediment transport. Overall, the average depth observed in Antonina Bay was 1.9 m with mean slopes lower than 0.25 °, mean tidal currents velocities were 0.6 m.s-1. The estuary had 3 distinct granulometric facies, with which it was possible to indicate depositional environments in the estuary. The predominance of the tidal currents was due to the flows of ebb in the spring condition. The bedload transport rates and suspension presented the same pattern of the chains. The hydrodynamic model showed values of the current tidal velocity lower than those obtained in the field, while the deposition areas were much larger than the erosion regions in the estuarine heads, indicating that this is a depositional environment
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