dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho descreve e analisa o planejamento e o desenvolvimento de uma intervenção educativa ambiental realizada na escola da comunidade tradicional da Vila da Barra do Superagui, localizada na ilha de Superagui, no litoral do Paraná, compreendida num Parque Nacional. Após o reconhecimento da comunidade e do contato com diversos atores da mesma, foi realizada a atividade educativa na escola com todas as turmas do ensino fundamental superior (6º a 9º ano) e do ensino médio, buscando contribuir a gerar consciência sobre a geração de resíduos sólidos e o melhor destino dos resíduos orgânicos sólidos, no caso, através da prática da biocompostagem com minhocário, utilizando o lixo orgânico da própria merenda da escola. O chorume e o composto obtidos constituem insumos para a horta mantida no pátio da escola, melhorando a fertilidade do solo. A atividade visou a compreensão da importância do processo de decomposição na natureza para a reciclagem dos nutrientes nos ciclos biogeoquímicos em ambientes estuarinos costeiros e marinhos. E, também, mediante uma atividade prática com lupas, se realizou, junto com os estudantes, a observação e identificação de microrganismos decompositores marinhos e terrestres e a exemplificação de como são feitas as coletas, explicando sua importância para a pesquisa científica. Hábitos tradicionais praticados pela comunidade também foram levantados e comentados com as educadoras e os alunos presentes, buscando o diálogo do saber tradicional com o saber científico para a melhor gestão costeira local, utilizando o ambiente escolar para sua construção | pt_BR |