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dc.contributor.advisorSpeck, Raquel Angela, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorKruger, Amanda Dal Molinpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T20:56:45Z
dc.date.available2025-03-18T20:56:45Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95399
dc.descriptionOrientador: Raquel Angela Speckpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina , Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A preservação ambiental é amplamente reconhecida como um desafio global, porém, o sentimento de pertencimento ao meio ambiente pode ser negligenciado no contexto educacional. O ensino tradicional de Ciências e Biologia tende a priorizar conteúdos técnicos e conceituais, deixando de lado abordagens que conectem os estudantes emocional e culturalmente à natureza. Este trabalho tem como objetivo analisar como a abordagem ecopedagógica pode ser integrada ao ensino de Ciências e Biologia para promover o sentimento de pertencimento ao meio ambiente, considerando que a preservação ambiental está intimamente relacionada à formação de uma consciência ecológica. Fundamentado nos princípios da educação crítica, especialmente na perspectiva freiriana, o estudo explora o potencial transformador da ecopedagogia como uma proposta educativa que conecta valores éticos, ambientais e sociais, contribuindo para um futuro sustentável e equitativo. A abordagem na pesquisa é de natureza qualitativa, que se constituiu a partir de uma revisão de literatura em uma perspectiva crítica. Dividido em quatro seções, aborda inicialmente as origens e o desenvolvimento da ecopedagogia, destacando seus princípios e categorias interpretativas, além de discutir as contribuições teóricas de diferentes autores. Em seguida, analisa-se a relação entre os princípios freirianos e a ecopedagogia, com foco na educação dialógica e na conexão com a natureza,bem como as aproximações e distinções entre ecopedagogia e educação ambiental. Na terceira seção, o estudo explora a interface entre educação popular e ecopedagogia, evidenciando seu papel na formação de uma autonomia educacional baseada no ambientalismo e nos direitos humanos. Discute-se também a importância do pensamento crítico e ético, com ênfase na justiça social aplicada à educação para a conservação ambiental. As considerações sobre as contribuições da ecopedagogia no currículo de Ciências destacam suas possibilidades de integração e impacto na formação de uma consciência crítica e ambientalmente responsável. Ao articular fundamentos teóricos e práticas pedagógicas, o trabalho busca fomentar uma reflexão profunda sobre a relevância da ecopedagogia na transformação das dinâmicas educativas e sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEcologia (Biologia)pt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEcopedagogia no ensino de ciências e biologia : promovendo a consciência ambientalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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