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    Estudo da viabilidade da instalação da infraestrutura e gerenciamento de um eletroposto em local isolado

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    R G CLAUDIO LUIS SROKA JUNIOR.pdf (2.917Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Sroka Junior, Claudio Luis
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O aumento significativo na utilização de veículos elétricos tem gerado uma nova demanda sobre os sistemas de infraestrutura elétrica, especialmente no que diz respeito às estações de recarga, logo, a atual (novembro de 2024) falta de oferta adequada para suprir o carregamento desses veículos representa um desafio crítico. A proposta desse trabalho de conclusão de curso inclui a análise de normas técnicas aplicáveis, a definição da infraestrutura necessária para as estações de recarga e o uso de estimativas de dados de tráfego e consumo energético, afim de projetar um modelo operacional realista de um eletroposto em local isolado. A integração de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) é apresentada como uma solução sustentável, a energia fotovoltaica e o sistema de armazenamento de energia com baterias, além de contribuir para a geração de energia limpa, permite amenizar os impactos sobre a rede elétrica convencional. Este trabalho tem como objetivo comparar a viabilidade econômica de diversos modelos de estações de recarga rápida, auxiliadas por um sistema fotovoltaico e um sistema de armazenamento de energia com baterias, visando mitigar a falta de infraestrutura de carregamento gerada pela popularização dos veículos elétricos. Por meio de análises de viabilidade, o modelo econômico do eletroposto com uso do transformador de potência de 500 kVA é validado, demonstrando como a implementação desse eletroposto pode não apenas atender à demanda do público, mas também fomentar o avanço da mobilidade elétrica no Brasil
     
    Abstract : The significant increase in the use of electric vehicles has created a new demand on electrical infrastructure systems, particularly concerning charging stations. As of November 2024, the current lack of adequate supply to meet the charging needs of these vehicles represents a critical challenge. This undergraduate thesis proposes an analysis of applicable technical standards, the definition of the necessary infrastructure for charging stations, and the use of traffic and energy consumption data estimates to design a realistic operational model for an isolated charging station.The integration of Distributed Energy Resources (DERs) is presented as a sustainable solution. Photovoltaic energy and an energy storage system using batteries not only contribute to the generation of clean energy but also help reduce the strain on the conventional electrical grid. This study aims to compare the economic feasibility of various fastcharging station models supported by a photovoltaic system and battery energy storage, addressing the lack of charging infrastructure caused by the increasing popularity of electric vehicles. Through feasibility analyses, the economic model for the charging station using a 500 kVA power transformer is validated, demonstrating how the implementation of this station can not only meet public demand but also promote the advancement of electric mobility in Brazil
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95200
    Collections
    • Engenharia Elétrica [40]

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