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dc.contributor.advisorBianchin, Carlos Gabriel, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.creatorLeal, Matheus Henriquept_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T15:51:14Z
dc.date.available2025-02-24T15:51:14Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95048
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Gabriel Bianchinpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Eletricapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As transformações nos sistemas de distribuição de energia elétrica, impulsionadas pelo aumento das unidades de Geração Distribuída (GD), têm alterado significativamente o modelo tradicional de controle e operação do sistema elétrico. A conexão em larga escala dessas unidades apresenta diversos desafios técnicos, econômicos e regulatórios para as distribuidoras, os quais são essenciais para garantir a confiabilidade, continuidade do fornecimento e Qualidade da Energia Elétrica (QEE). Além disso, o crescimento da frota de veículos elétricos tem acelerado a implementação de estações de recarga, fomentando uma integração ainda mais próxima entre as tecnologias de recarga e GD. Nesse contexto, foi instalada uma estação de recarga em conjunto com um sistema de geração distribuída na unidade LAC do Lactec, configurado no formato carport. O presente trabalho visa analisar os impactos desse sistema, na rede de distribuição, especialmente quanto aos parâmetros de distúrbios harmônicos e de tensão, a partir de dados coletados do Sistema Carport. Na etapa de análise, tanto em campo quanto em laboratório, os dados foram obtidos utilizando um analisador de qualidade de energia elétrica. Esses dados foram analisados com base em parâmetros-chave de Qualidade da Energia Elétrica (QEE) e comparados aos valores estipulados pelas normas, como o PRODIST da ANEEL e as normas da ABNT, além de outras regulamentações pertinentespt_BR
dc.description.abstractAbstract : The transformations in electrical distribution systems, driven by the increase in Distributed Generation (DG) units, have significantly altered the traditional model of electrical system control and operation. The large-scale connection of these units presents various technical, economic, and regulatory challenges for utilities, which are essential to ensure reliability, continuity of supply, and Power Quality (PQ). Additionally, the growing fleet of electric vehicles has accelerated the implementation of charging stations, fostering closer integration between charging and DG technologies. In this context, a charging station was installed together with a distributed generation system at the LAC unit of Lactec, configured in a carport format. This work aims to analyze the impacts of this system on the distribution network, particularly regarding harmonic and voltage disturbances, based on data collected from the Carport System. In the analysis phase, data were obtained both in the field and in the laboratory using a power quality analyzer. These data were analyzed based on key Power Quality (PQ) parameters and compared to the values established by standards, such as ANEEL's PRODIST and ABNT standards, as well as other relevant regulationspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeração distribuida de energia elétricapt_BR
dc.subjectSistemas de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectSistemas de energia elétrica - Estimação de estadopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.titleAnálise técnica sobre aspectos de qualidade de energia e eficiência em sistemas conjugados fotovoltaicos com abastecimento de veículos elétricospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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