Cultivando saberes : caminhos e desafios da educação socioambiental na construção de escolas sustentáveis
Resumo
Resumo: Frente às crises econômicas, políticas, sociais e ambientais (logo, uma Crise Socioambiental), que se multiplicam e intensificam, a Educação continua a ser uma possibilidade de contribuir para a superação e emancipação humana e, embora o contexto brasileiro seja de retrocessos, a esperança em outros mundos possíveis ainda move parte de nós e anima a prática docente. Esta pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimentos sobre sustentabilidade socioambiental na educação básica e para discussões em torno da construção de escolas e sociedades sustentáveis, a partir da experiência do projeto Cultivando Saberes: educação socioambiental para escolas sustentáveis, realizado no Colégio Estadual Leôncio Correia, desde o ano de 2020, no município de Curitiba (PR). Ao promover um processo educador socioambientalista e de ambientalização escolar por meio de ecotecnologias, com metodologias participativas articuladas nos eixos espaço físico, currículo, gestão e relação com a comunidade escolar, levanta-se a questão central da pesquisa: em que medida um processo de educação socioambiental no ensino formal é capaz de produzir outras formas de agir, conceber, pensar e estar no mundo alinhadas à princípios e valores sustentáveis, contribuindo para a construção de sujeitos ecológicos e sociedades sustentáveis baseados em racionalidades distintas daquela hegemônica que vivenciamos hoje. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de intervenção ecopedagógica, descritiva e exploratória com multiabordagens qualitativas (observação participante, photovoice, registros em arquivos e grupo focal) e quantitativas (survey). O público envolvido foi composto pela equipe do projeto Cultivando Saberes, cerca de 100 estudantes entre 11 e 18 anos. A pesquisa dialogou com referenciais teóricos de autores(as) da educação ambiental e socioambiental, e com distintos campos de conhecimento, buscando uma abordagem interdisciplinar. Além disso, foi explorada a produção acadêmica sobre escolas sustentáveis e espaços educadores sustentáveis. A análise de dados utilizou técnicas de triangulação e análise de conteúdo. Obteve-se como resultados da pesquisa de intervenção pedagógica: a construção de um currículo para o processo educador socioambientalista realizado, articulado ao avanço na ambientalização e transformação da estrutura física da escola, a contribuição para a formação de sujeitos ecológicos que desenvolveram racionalidades e saberes ambientais baseados em epistemologias ecológicas e no sentipensar, com um olhar mais atento às questões socioambientais atuais, mais conscientes da emergência climática e conhecedores de possíveis soluções e ecotecnologias para uma sociedade mais sustentável, com reflexos nas famílias destes estudantes, na comunidade escolar em geral e também em outras escolas. Espera-se, assim, ter contribuído para a produção de conhecimentos que favoreçam a multiplicação e qualificação dos projetos de educação socioambiental na Educação Básica, promovendo sua incorporação em toda organização do trabalho pedagógico da escola, bem como para o fomento de políticas públicas sobre o tema Abstract: In the face of economic, political, social and environmental crisis (therefore, a Socio- Environmental Crisis), Education continues to be a possibility to help overcome them and to promote human emancipation. Besides that, although the Brazilian context is one of setbacks, the hope in other possible worlds still moves part of us and encourages teaching practice. This research aims to contribute to the production of knowledge on socio-environmental sustainability in basic education and to discuss around the construction of sustainable schools and societies, based on the experience of the project "Cultivating Knowledges: socioenvironmental education for sustainable schools", carried out at Colégio Estadual Leôncio Correia, since 2020, in the city of Curitiba (PR). By promoting a socio-environmentalist educational process and school environmentalization through ecotechnologies, with participatory methodologies articulated in the axes of physical space, curriculum, management and relationship with the school community, the central question of the research arises: to what extent a socio-environmental education process in formal education is capable of producing other ways of acting, conceiving, thinking and being in the world aligned with sustainable principles and values, contributing to the construction of ecological person and sustainable societies based on rationalities different from the hegemonic one we experience today. To this end, a descriptive and exploratory ecopedagogical intervention research was carried out with multiple qualitative approaches (participant observation, photovoice, archival records and focus group) and quantitative approaches (survey). The target public was composed of the Cultivating Knowledge project team of approximately 100 students between 11 and 18 years old. The research dialogued with theoretical references from authors of socio-environmental education, with different fields of knowledge and social perceptions theories, seeking an interdisciplinary approach. In addition, academic production on sustainable schools and sustainable educational spaces was explored. Data analysis used triangulation and content analysis techniques. The results of the pedagogical intervention research were: the construction of a curriculum for the socio-environmental education process that was carried out, articulated with the advancement in the environmentalization and transformation of the physical structure of the school, the contribution to the formation of ecological persons who developed rationalities and environmental knowledge based on ecological epistemologies and feeling-thinking, with a closer look at current socio-environmental issues, more aware of the climate emergency and knowledgeable about possible solutions and eco-technologies for a more sustainable society, with repercussions on the families of these students, the school community in general and also in other schools. It is thus expected to have contributed to the production of knowledge that favors the multiplication and qualification of socio-environmental education projects in Basic Education, promoting their incorporation into the entire organization of the school's pedagogical work, as well as for the promotion of public policies on the subject
Collections
- Dissertações [79]