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dc.contributorSantos, Felipe de Medeiros dospt_BR
dc.contributor.advisorCunha, José Carlos da, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Rodrigopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.creatorCarmo, Felipe de Oliveira dopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T21:27:44Z
dc.date.available2025-02-18T21:27:44Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94989
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Carlos da Cunhapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Rodrigo Gonçalves - EPApt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Eletricapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A aviação moderna exige a contínua evolução dos métodos de treinamento de pilotos, sendo os simuladores Full Flight Simulator (FFS) elementos-chave nesse processo. Este trabalho, intitulado "Reengenharia para Aquisição de Sinais dos Testes de Latência do Simulador Embraer 120", concentra-se na otimização da avaliação objetiva de simuladores, com destaque para os testes de latência, essenciais para a validação anual. A EPA Training Center, detentora de um FFS dedicado a aeronave Embraer 120, enfrenta desafios relacionados à aquisição e interpretação dos resultados dos testes de latência. Atualmente, a utilização de um equipamento analógico, o chart holder, é o método predominante, porém, este trabalho propõe uma transição para métodos digitalizados mais avançados. A avaliação dos testes de latência envolve a medição do tempo de resposta dos subsistemas do simulador a partir de movimentos nas superfícies da aeronave. O foco está na otimização desse processo, visando não apenas eficiência, mas também análises mais detalhadas e robustas. Ao explorar uma solução tecnológica inovadora, este TCC busca ir além da resolução de um desafio técnico específico, aspirando contribuir para a constante evolução no campo da simulação de voo e suas práticas de validação. A implementação dessa proposta promete não apenas aprimorar os padrões da EPA Training Center, mas também impactar positivamente o cenário mais amplo da aviação e simulação de voo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Modern aviation requires the continuous evolution of pilot training methods, and simulators Full Flight Simulator (FFS) are key elements in this process. This research, entitled "Reengineering for Signal Acquisition from Embraer 120 Simulator Latency Tests", focuses on the optimization of the objective evaluation of simulators, with emphasis on latency tests, essential for annual validation.The EPA Training Center, holder of an FFS dedicated to the Embraer 120 aircraft, faces challenges related to the acquisition and interpretation of the results of the latency tests. Currently, the use of an analog equipment, the chart holder, is the predominant method, although, this work proposes a transition to more advanced digitized methods. The evaluation of latency tests involves measuring the response time of the simulator subsystems from movements on the surfaces of the aircraft. The focus is on the optimization of this process, aiming not only at efficiency, but also more detailed and solid analyses. In advance of exploring an innovative technological solution, this CBT seeks to go beyond the resolution of a specific technical challenge, aspiring to contribute to the continuous evolution in the field of flight simulation and its validation practices. The implementation of this proposal promises both improvement of the standards of EPA Training Center and positive impact to the broader scenario of aviation and flight simulation.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAviadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.titleReengenharia para aquisição de sinais dos testes de latência do simulador Embraer 120pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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