dc.contributor | Silva, Eduarda Santini da | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rotta, Inajara, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Farmácia | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Amanda Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:37:37Z | |
dc.date.available | 2025-02-13T12:37:37Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94873 | |
dc.description | Orientador: Prof. Drª. Inajara Rotta | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Farmácia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A farmácia clínica é uma área de atuação do profissional farmacêutico, que visa o atendimento com foco no paciente e o uso racional de medicamentos, sendo exercida por meio do cuidado farmacêutico, um modelo de prática que orienta a provisão de diferentes serviços farmacêuticos destinados ao paciente. O acompanhamento farmacoterapêutico é um desses serviços e pode ser provido por meio de consultas farmacêuticas, as quais devem seguir um método padronizado, sendo facilitadas com o uso de prontuários, utilizados para registro das informações coletadas e que representam uma ferramenta educacional. Desta forma, este trabalho teve como objetivo aprimorar o prontuário farmacêutico desenvolvido pelo Ministério da Saúde para o registro de informações obtidas nas consultas farmacêuticas, a fim de tornar mais didático o seu uso por discentes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná. Para tanto, foi aplicado um questionário online de opinião aos discentes que utilizaram o prontuário na prática, sendo tais avaliações consideradas para aperfeiçoamento e desenvolvimento de um novo prontuário, que passou a substituir o anterior, o qual também teve seu uso avaliado. Percebeu-se que a aparência e organização do prontuário eram atributos que necessitavam de melhorias, além da necessidade de ferramentas que facilitassem o preenchimento e a condução da consulta farmacêutica; para isso, foram utilizadas ferramentas como caixas de seleção, lista suspensa e disposição de lembretes, além de serem realizadas modificações na estruturação do prontuário, substituição, adição e remoção de perguntas. Após a segunda avaliação, foi possível concluir que todos os atributos do prontuário foram melhor avaliados, e muitas modificações foram aprovadas, demonstrando a obtenção de um material mais didático e adequado para o processo de formação na área. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Clinical pharmacy is an activity branch of the pharmaceutical professional, which aims to provide patient focused care and their rational use of medication. It can be exercised through pharmaceutical care, a practice model that guides the provision of different pharmaceutical services for the patient. Pharmacotherapeutic monitoring is one of these services and can be executed through pharmaceutical consultations, which must follow a standardized method, being facilitated with the use of pharmaceutical records, that is utilized to register the collected information and represent an educational tool. In such a manner, this study aimed to improve the pharmaceutical record developed by the Health Ministry for recording information obtained during pharmaceutical consultations, in order to make its use more didactic for the Pharmacy students at the Federal University of Paraná. To this end, an online opinion questionnaire was applied to the students who used the pharmaceutical record in practice. These evaluations were considered for the improvement and development of a new pharmaceutical record, which replaced the previous one, and also was evaluated. It was noticed that the pharmaceutical record appearance and organization were the attributes that needed improvement, in addition to the need for tools that could facilitate the process of filling the record and conducting the consultation; for this purpose, tools such as checkboxes, drop down menus and reminders arrangement, were used, in addition to changes made in the pharmaceutical record structure, replacing, adding and removing questions. After the second evaluation, it was possible to conclude that all attributes of the pharmaceutical record were better evaluated, and many modifications were approved, demonstrating the attainment of more didactic material and suitable for the training process in the area. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Farmácia | pt_BR |
dc.subject | Farmacêuticos | pt_BR |
dc.subject | Serviços farmacêuticos | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos | pt_BR |
dc.title | Revisão e aprimoramento do prontuário farmacêutico para condução de consultas no ambiente universitário | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |