Uma abordagem multicritério para análise da eficácia de radares na redução de sinistros de trânsito
Resumo
Resumo: Este estudo investigou a eficácia dos radares de controle de velocidade na promoção da segurança viária em rodovias federais brasileiras, analisando dados de sinistros antes e depois da instalação desses dispositivos. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa com a técnica de Tomada de Decisão Multicritério, aplicando o método Técnica para Ordenação de Preferências por Similaridade com a Solução Ideal (TOPSIS) para comparar e hierarquizar as prioridades de segurança de cada trecho analisado. Os resultados indicaram que, embora os radares tenham contribuído para a redução de sinistros em alguns trechos, o fator humano permaneceu como um elemento central na ocorrência de sinistros. Esse achado sugere que os radares, isoladamente, não são suficientes para alterar significativamente o comportamento dos motoristas e reduzir de maneira abrangente os sinistros. A revisão da literatura reforça esses resultados, mostrando que a combinação de radares com campanhas educativas e estratégias de conscientização pode gerar mudanças mais consistentes e duradouras no comportamento de condução. As conclusões deste estudo oferecem subsídios para a formulação de políticas públicas embasadas em evidências, que alocam recursos de forma e priorizam intervenções nas áreas de maior risco. Como proposta para estudos futuros, sugere-se uma expansão para mais rodovias em diferentes regiões do Brasil, incluindo dados adicionais em tempo real, como informações climáticas e de tráfego. Os resultados obtidos fornecem uma contribuição para a segurança viária, incentivando a implementação de políticas voltadas à conscientização e ao uso estratégico de dispositivos de fiscalização, promovendo uma cultura de trânsito mais segura e responsável Abstract: This study investigated the effectiveness of speed control radars in promoting road safety on Brazilian federal highways, analyzing accident data before and after the installation of these devices. The research used a quantitative approach with Multicriteria Decision-Making techniques, applying the TOPSIS method (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) to compare and rank safety priorities. The results indicated that, although the radars contributed to reducing incidents in some critical stretches, the human factor remained a central element in accident occurrences. This finding suggests that radars alone are not sufficient to significantly alter driver behavior and comprehensively reduce accidents. The literature review reinforces these results, showing that combining radars with educational campaigns and awareness strategies can lead to more consistent and lasting changes in driving behavior. The conclusions of this study offer insights for evidence-based public policy formulation, enabling efficient resource allocation and prioritizing interventions in highrisk areas. As a proposal for future studies, an expansion to more highways across different regions of Brazil is suggested, including additional real-time data, such as climate and traffic information. The findings provide a significant contribution to road safety, encouraging the implementation of policies focused on awareness and the strategic use of enforcement devices, promoting a safer and more responsible traffic culture
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