Jazzmania : músicas, músicos e outras histórias em fontes documentais no Brasil (1910–1940)
Resumo
Resumo: A disseminação global do jazz foi impulsionada principalmente pela migração de músicos e por um efervescente intercâmbio, não apenas entre eles, mas também entre produtos culturais de sua época. Este estudo propõe analisar o surgimento e o desenvolvimento do jazz em meio a outros gêneros musicais no Brasil entre 1910 e 1940, identificando, em fontes documentais, rastros dessa circulação de músicos e repertórios e vestígios de histórias ocultas nas narrativas históricas dominantes. Para tanto, foram adotadas duas perspectivas: uma que considera o jazz como um produto cultural, divulgado pelos meios de comunicação de massa e hoje preservado em fontes documentais físicas e digitais; e outra que aborda o jazz como meio de trabalho, tanto para a subsistência quanto para o prestígio de músicos e produtores. A metodologia empregada integra História e Música em três etapas principais: i) a investigação de dados sobre a disseminação e a recepção do jazz no Brasil; ii) a identificação dos atores, personagens e mediadores da circulação do jazz, até então invisibilizados na sua história; e iii) a classificação de partituras e repertórios de fox-trot, one-step, two-step e shimmy, entre outros precursores do jazz. O estudo explorou as diversas formas pelas quais o jazz foi documentado e disseminado no Brasil, ao analisar partituras, fotografias, notícias de jornais, revistas e outras fontes documentais, bem como a sua representação em imagens, capas de partituras, produções fonográficas, programas de rádio e cinemas, incluindo filmes exibidos durante a década de 1920, até a chegada do cinema sonoro. A consulta às fontes indicou os primeiros registros da palavra "jazz" em anúncios, notícias e críticas em jornais e revistas, além da disseminação de partituras e formação de repertórios. Também foram analisadas as trajetórias de músicos nacionais e internacionais pioneiros e, em contraponto, as trajetórias de músicos brasileiros na Europa e sua relação com o ambiente jazzístico em formação, trajetórias estas determinantes para delinear as características iniciais do jazz no país. No Paraná, fontes documentais de músicos, jazz bands, cine orquestras e big bands entre 1910 e 1940 revelaram que o jazz, ao chegar ao estado, também incorporou práticas e características locais. O conjunto de dados aqui analisados permitiu traçar um retrato panorâmico da chegada do jazz ao Brasil, lançando luz sobre o modo como a consolidação do novo gênero aqui resultou da sua interação com a cultura musical brasileira nas primeiras décadas do século XX, interação esta profundamente marcada pelas dinâmicas culturais da época e por sua capacidade de adaptação geográfica e temporal no contexto diverso e multifacetado da cultura musical global Abstract: The global dissemination of jazz was driven mainly by a migration movement of musicians and an effervescent exchange, not only among them, but also among cultural products of their time. This study aims to examine the emergence and development of jazz among other musical genres in Brazil between 1910 and 1940, identifying in documentary sources footprints of the transit of musicians and repertoires around the world, as well as traces of stories which have remained hidden in dominant narratives about jazz music. To this end, two perspectives were adopted: one that considers jazz as a cultural product, disseminated through mass media and preserved in documentary sources, and another that addresses jazz as a form of work, both for the subsistence and prestige of musicians and producers. The methodology adopted integrates History and Music in three main steps: i) investigating data on the dissemination and reception of jazz in Brazil; ii) identificating actors, characters and mediators of the circulation of jazz, who have remained invisible in its history; and iii) classificating scores and repertoires of foxtrot, one-step, two-step and shimmy, among other jazz precursors. The present study explored the different ways in which jazz music has developed in Brazil, by analyzing scores, photographs, newspaper reports, magazines and other documentary sources, and also its representation in images, sheet music covers, phonographic productions, music programs, radio and cinemas, including films shown during the 1920s, until the advent of sound movies. Documentary sources indicated the first occurrences of the word "jazz" in advertisements, news and reviews in newspapers and magazines, in addition to the dissemination of scores and the formation of repertoires. The trajectories of pioneering national and international jazz musicians were also analyzed in contrast, with the trajectories of Brazilian jazz musicians in Europe and their relationship with an emergent jazz scene. Both trajectories were decisive in outlining the initial features of jazz in our country. In the state of Paraná, documentary sources of musicians, jazz bands, cine orchestras and big bands between 1910 and 1940 revealed that jazz, upon arriving in the state, also incorporated local practices and characteristics. The set of data analyzed here allowed for drawing a panoramic portrait of the arrival of jazz in Brazil, shedding light on how the establishment of the new genre in the country resulted from its interaction with Brazilian musical culture in the first decades of the 20th century. Such an interaction was deeply influenced by the cultural dynamics of the time and the ability of jazz to adapt itself both geographically and temporally in the diverse and multifaceted context of global musical culture
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- Teses [161]