dc.contributor.advisor | Campoy, Leonardo Carbonieri, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.creator | Azevedo, Aline de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T17:39:43Z | |
dc.date.available | 2025-02-10T17:39:43Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94726 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leonardo Carbonieri Campoy | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/09/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa concentrou esforços na aplicação de uma intervenção pedagógica – em duas escolas públicas de São José dos Pinhais-PR – a partir do uso do Instagram nas aulas de sociologia. Atualmente, as vivências juvenis e escolares estão umbilicalmente vinculadas às redes sociais. Entretanto, o ensino escolar parece não considerar, ou até mesmo evitar, tal conexão. Por ter sido realizado por meio de tecnologias digitais, o ensino remoto emergencial evidenciou a centralidade das redes sociais nas vivências juvenis e escolares e, assim, representou uma interpelação aos professores no que diz respeito ao uso das redes para fins educacionais. Na encruzilhada entre a plataformização do ensino e a negação das novas tecnologias no campo educacional, essa pesquisa aponta para um caminho que se aproxima das vivências dos adolescentes, em uma proposta que inclui a criação de conteúdos sociológicos pelos estudantes no Instagram, promovendo uma interação mais dinâmica e reflexiva, contribuindo para o debate sobre a incorporação das tecnologias digitais no ensino | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research focused efforts on applying a pedagogical intervention – in two public schools in São José dos Pinhais-PR – using Instagram in sociology classes. Currently, youth and school experiences are umbilically linked to social networks. However, school teaching seems not to consider or even avoid such a connection. Because it was carried out using digital technologies, emergency remote teaching highlighted the centrality of social networks in youth and school experiences and, thus, represented a challenge to teachers regarding the use of networks for educational purposes. At the crossroads between the platformization of teaching and the denial of new technologies in the educational field, this research points to a path that approaches the experiences of teenagers, in a proposal that includes the creation of sociological content by students on Instagram, promoting a more dynamic interaction and reflective, contributing to the debate on the incorporation of digital technologies in teaching | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject | Educaçao, Sociedade e Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Entre reels e stories, sociologia : uma intervenção pedagógica por meio do Instagram | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |