• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entre reels e stories, sociologia : uma intervenção pedagógica por meio do Instagram

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ALINE DE AZEVEDO.pdf (19.66Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Azevedo, Aline de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa concentrou esforços na aplicação de uma intervenção pedagógica – em duas escolas públicas de São José dos Pinhais-PR – a partir do uso do Instagram nas aulas de sociologia. Atualmente, as vivências juvenis e escolares estão umbilicalmente vinculadas às redes sociais. Entretanto, o ensino escolar parece não considerar, ou até mesmo evitar, tal conexão. Por ter sido realizado por meio de tecnologias digitais, o ensino remoto emergencial evidenciou a centralidade das redes sociais nas vivências juvenis e escolares e, assim, representou uma interpelação aos professores no que diz respeito ao uso das redes para fins educacionais. Na encruzilhada entre a plataformização do ensino e a negação das novas tecnologias no campo educacional, essa pesquisa aponta para um caminho que se aproxima das vivências dos adolescentes, em uma proposta que inclui a criação de conteúdos sociológicos pelos estudantes no Instagram, promovendo uma interação mais dinâmica e reflexiva, contribuindo para o debate sobre a incorporação das tecnologias digitais no ensino
     
    Abstract: This research focused efforts on applying a pedagogical intervention – in two public schools in São José dos Pinhais-PR – using Instagram in sociology classes. Currently, youth and school experiences are umbilically linked to social networks. However, school teaching seems not to consider or even avoid such a connection. Because it was carried out using digital technologies, emergency remote teaching highlighted the centrality of social networks in youth and school experiences and, thus, represented a challenge to teachers regarding the use of networks for educational purposes. At the crossroads between the platformization of teaching and the denial of new technologies in the educational field, this research points to a path that approaches the experiences of teenagers, in a proposal that includes the creation of sociological content by students on Instagram, promoting a more dynamic interaction and reflective, contributing to the debate on the incorporation of digital technologies in teaching
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94726
    Collections
    • Dissertações [29]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV