dc.contributor.advisor | Navarro, Rodrigo Tramutolo, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.creator | Alcantara, Eduardo Mendez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T18:11:34Z | |
dc.date.available | 2025-02-07T18:11:34Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94704 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Tramutolo Navarro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi entender como a sexualidade e as relações de gênero se manifestam no ambiente escolar A temática sexualidade, a relação da mídia com a Educação Física e as relações de gênero no ambiente escolar são estudados neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, na qual foram realizadas duas entrevistas coletivas com alunos e alunas de duas turmas de um colégio estadual de Almirante Tamandaré. As entrevistas foram feitas depois da exibição dos seguintes filmes: Billy Elliot e Driblando o Destino. Verificou-se neste estudo que a homofobia está presente na escola assim como atitudes não preconceituosas também. Constatou-se que a utilização de filmes como recurso pedagógico, quando se trata de discutir questões de gênero, podem contribuir para desmistificar alguns preconceitos e, portanto, transcender a heteronormatividade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes - Comportamento sexual | pt_BR |
dc.title | Relações de gênero e sexualidade : um estudo no Colégio Estadual Maria Lopes de Paula | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |