"Exu que tem duas cabeças, ele faz sua gira com fé, uma é Satanás do Inferno, a outra é Jesus Nazaré" : espaço-tempo dos corpos candomblecistas e assembleianos no Brasil
Resumo
Resumo: Esta tese explora a interseção entre religiosidade, corpo e espaço, enfatizando como os rituais religiosos moldam as territorialidades e identidades em contextos diversos. A introdução marca o compromisso ético da autora com a pesquisa, destacando a importância da "imaginação sociológica" e a inter-relação entre biografia pessoal e mundo social. A autora relata suas experiências pessoais em terreiros de Candomblé e na Assembleia de Deus, inspirando-se em Merleau Ponty para discutir como o corpo atua como um veículo de ser no mundo, e como ele se entrelaça com memória e identidade, transformando-se em espaço social, ao mesmo tempo em que relata as experiências dos entrevistados em suas A pesquisa se debruça sobre a encruzilhada de como a cultura e suas representações simbólicas dialogam dentro da geografia cultural, sem esquivar-se da crítica a um pensamento de cultura romantizado ou desprovido de pragmatismo. A tese aborda a importância dos movimentos corporais nos rituais religiosos, lendo o corpo como um elemento central na prática religiosa, seja no Candomblé ou na Assembleia de Deus. A autora examina como essas práticas religiosas se entrecruzam e diferem, especialmente em relação à relação com o corpo e a natureza, e como isso afeta a construção da identidade social dos indivíduos. Um elemento importante da tese é a investigação da intolerância religiosa no Brasil, revelando como religiões afro brasileiras são estigmatizadas e seus adeptos muitas vezes se autodeclaram católicos não praticantes. A autora argumenta que esta realidade reflete uma intolerância cultural mais ampla no país. A pesquisa busca compreender como as territorialidades são conformadas pelos movimentos dos corpos a partir dos rituais religiosos nas Igrejas Evangélicas Pentecostais Assembleia de Deus e nos Terreiros de Candomblé em diferentes estados brasileiros. Os objetivos específicos incluem contextualizar a religião na formação do Brasil, investigar as relações entre memória e ação na construção das representações dos indivíduos religiosos, entender como os corpos-sujeitos religiosos territorializam os espaços do cotidiano, e analisar os discursos expressos pelas lideranças entrevistadas. O método de análise escolhido envolve a ritmanálise, buscando compreender a interação entre repetição e diferença. A autora argumenta que a realidade social é complexa demais para ser reduzida a relações numéricas simples, e defende uma abordagem dialética que valoriza as contradições e a tessitura do tempo. Em resumo, esta tese propõe um novo olhar sobre a geografia cultural, explorando como a cultura controla e ordena fenômenos no mundo, focando na interação entre corpo, religião e espaço Abstract: This thesis explores the intersection between religiosity, body, and space, emphasizing how religious rituals shape territorialities and identities in various contexts. The introduction marks the author's ethical commitment to the research, highlighting the importance "sociological imagination" and the interrelation between personal biography and social world. In the section "The Day Gestures and Movements of a Body Made Me Believe", the author recounts a personal experience in a Candomblé terreiro, drawing inspiration from Merleau-Ponty to discuss how the body acts as a vehicle of being in the world, and how it intertwines with memory and identity, transforming into social space. The research focuses on the crossroads of how culture and its symbolic representations dialogue within cultural geography, without shying away from the critique of a romanticized or pragmatism-devoid cultural thought. The thesis addresses the importance of bodily movements in religious rituals, viewing the body as a central element in religious practice, whether in Candomblé or the Assembly of God. The author examines how these religious practices intersect and differ, especially in relation to the body and nature, and how this affects the construction of individuals' social identity. An important element of the thesis is the investigation of religious intolerance in Brazil, revealing how Afro Brazilian religions are stigmatized and their adherents often self-declare as non practicing Catholics. The author argues that this reality reflects a broader cultural intolerance in the country. The research aims to understand how territorialities are shaped by the movements of bodies in religious rituals in Pentecostal Evangelical Churches Assembly of God and Candomblé Terreiros in different Brazilian states. Specific objectives include contextualizing religion in the formation of Brazil, investigating the relationships between memory and action in constructing the representations of religious individuals, understanding how religious subject-bodies territorialize spaces in daily life, and analyzing the discourses expressed by the interviewed leaders. The chosen method of analysis involves rhythmanalysis, seeking to understand the interaction between repetition and difference. The author argues that social reality is too complex to be reduced to simple numerical relations and advocates for a dialectical approach that values contradictions and the weaving of time. In summary, this thesis proposes a new perspective on cultural geography, exploring how culture controls and orders phenomena in the world, focusing on the interaction between body, religion, and space
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