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dc.contributor.advisorVeiga, Claudimar Pereira da, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Cássia Rita Pereira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.creatorDória, Eduardo Luvizottopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-04T12:39:03Z
dc.date.available2025-02-04T12:39:03Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94620
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veigapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Cássia Rita Pereira da Veigapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 22/11/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo principal identificar e mapear os indicadores utilizados para mensurar o desempenho de startups em fases iniciais, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Startups nesse estágio enfrentam desafios consideráveis, como incertezas, ausência de histórico financeiro consolidado, e a necessidade de formar equipes e estabelecer redes de parceiros. Utilizando uma análise bibliométrica e o método PRISMA, 46 artigos foram selecionados e analisados, abordando tanto indicadores financeiros quanto não financeiros. No total, foram identificados 598 indicadores e 141 categorias, revelando a diversidade de abordagens sobre a avaliação de startups em estágios iniciais. Esses indicadores foram classificados em 11 categorias sínteses e 68 subcategorias, sendo que 8 dessas categorias apresentaram uma forte correlação com as 4 perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). As outras 3 categorias complementam o modelo com aspectos relacionados ao ecossistema de suporte às startups e às variáveis externas que, frequentemente, são determinantes para o sucesso do empreendimento. Além disso, o estudo identificou e classificou os fatores mais influentes em cada subcategoria, oferecendo uma análise detalhada sobre o impacto desses indicadores no sucesso das startups. Como contribuição, o estudo propõe um conjunto mais padronizado de categorias, que pode orientar pesquisas futuras e reduzir a diversidade de abordagens encontradas na literatura. O catálogo de indicadores resultante se apresenta como uma ferramenta relevante para gestores e investidores, facilitando a avaliação de desempenho e apoiando a tomada de decisões estratégicas. Sugere-se que pesquisas futuras explorem a possibilidade de reduzir o número de indicadores, tornando-os mais gerenciáveis, sem comprometer a relevância e especificidade de cada umpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to identify and map the indicators used to measure the performance of early-stage startups through a systematic literature review. Startups at this stage face considerable challenges, such as uncertainties, lack of consolidated financial history, and the need to build teams and establish partner networks. Using bibliometric analysis and the PRISMA method, 46 articles were selected and analyzed, addressing both financial and non-financial indicators. A total of 598 indicators and 141 categories were identified, revealing the diverse approaches to assessing early-stage startups. These indicators were classified into 11 summary categories and 68 subcategories, with 8 of these categories strongly correlated with the 4 perspectives of the Balanced Scorecard (BSC). The remaining 3 categories complement the model by considering aspects related to the startup support ecosystem and external variables that are often critical to the success of the venture. Additionally, the study identified and classified the most influential factors in each subcategory, offering a detailed analysis of the impact of these indicators on startup success. As a contribution, the study proposes a more standardized set of categories to guide future research and reduce the diversity of approaches found in the literature. The resulting catalog of indicators serves as a relevant tool for managers and investors, facilitating performance evaluation and supporting strategic decision-making. Future research is suggested to explore the possibility of reducing the number of indicators, making them more manageable without compromising their relevance and specificitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas - Desempenhopt_BR
dc.subjectEmpresas - Indicadorespt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleIndicadores para startups em fases iniciais : uma revisão sistemática e catálogopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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