Entre máquinas mitológicas e desejantes : proposta de uma esquizoanálise fílmica a partir da obra Lavourarcaica (Luiz Fernando Carvalho, 2001)
Resumo
Resumo: A proposta desta tese é apresentar o modelo da esquizoanálise fílmica, uma nova abordagem teórico-metodológica para o campo da análise fílmica, utilizando o filme LavourArcaica (2001) como fonte. A partir da relação com os conceitos de materiais mitológicos de Furio Jesi, das elaborações esquizoanalíticas de Deleuze & Guattari e das questões relacionadas ao conflito histórico sobre a Identidade Nacional, busco: a) estabelecer os horizontes teóricos e metodológicos para um método de análise fílmica; b) propor uma discussão sobre os conceitos de materiais mitológicos e máquina mitológica segundo as definições de Furio Jesi e suas articulações com o filme; c) refletir sobre a construção das mitologias e Identidades Nacionais na narrativa de Luiz Fernando Carvalho; d) investigar Luiz Fernando Carvalho como um cineasta mitógrafo segundo o modelo da máquina mitológica; e) como o filme se relaciona com a historiografia de Gilberto Freyre & Fernando Henrique Cardoso, apresentando possibilidades diferentes para a questão edipiana da fundação da cultura e dos interditos familiares nessas casas arcaico-mitológicas. A metodologia parte do anarquismo metodológico de Feyerabend para desembocar numa esquizoanálise fílmica que leva em consideração a metodologia de uma leitura da História a contrapelo de Walter Benjamin, a antropofagia modernista e uma abordagem das máquinas desejantes e seus fluxos entre os personagens do filme Abstract: The purpose of this thesis is to present the model of filmic schizoanalysis, a new methodological approach to the field of film analysis, using the film LavourArcaica (2001) as its source. Drawing on the relationship with the concepts of mythological materials from Furio Jesi, the schizoanalytic elaborations of Deleuze & Guattari, and the issues related to the historical conflict over National Identity, I aim to: a) establish the theoretical and methodological horizons for a new method of film analysis; b) propose a discussion on the concepts of mythological materials and the mythological machine according to Furio Jesi’s definitions and their connections to the film; c) reflect on the construction of mythologies and National Identities in the narrative of Luiz Fernando Carvalho; d) investigate Luiz Fernando Carvalho as a mythographer filmmaker according to the model of the mythological machine; e) explore how the film relates to the historiography of Gilberto Freyre & Fernando Henrique Cardoso, presenting different possibilities for the Oedipal question of the foundation of culture and the familial taboos in these archaic-mythological houses. The methodology starts from Feyerabend's methodological anarchism and leads to a filmic schizoanalysis that takes into account the methodology of History as proposed by Walter Benjamin, modernist anthropophagy, and an approach to the desiring machines and their flows among the film’s characters
Collections
- Teses [161]