O ensino da fundoscopia direta para uso na prática clínica
Resumo
Resumo: Introdução: A fundoscopia direta com oftalmoscópio direto é um exame fundamental da prática médica, que permite ao profissional a avaliação oftalmológica, neurológica e triagem de emergência. Contudo, poucos são os alunos que terminam a graduação em Medicina com aptidão suficiente para realizá-lo na prática clínica. Nesse contexto, apesar do graduando não precisar ter conhecimentos extensos da avaliação fundoscópica, é necessário que saiba o básico, como identificar o reflexo vermelho e o disco óptico e reconhecer sinais de emergências clínicas, mas não necessariamente diagnosticar outras retinopatias. Dentre as dificuldades apresentadas pelos alunos em estudos prévios, estão a insuficiência de aulas práticas e a falta de habilidade no uso do oftalmoscópio direto. Assim, propõe-se que a partir de uma aula com explicação teórica, manuseio do oftalmoscópio e treinamento da fundoscopia direta com os colegas em grupos pequenos, o estudante terá maiores capacidades de aprender e preservar o conhecimento elementar para a realização do exame de fundo de olho. O objetivo deste trabalho é descrever uma nova metodologia de ensino da fundoscopia direta que promova a aprendizagem desse método pelo graduando de Medicina para que ele esteja apto a realizar o exame quando necessário. Materiais e métodos: O treinamento, orientado por um professor oftalmologista, foi realizado com 143 alunos do internato (9º período) do curso de Medicina, em grupos de 5 cada dia, visando o ensino da técnica da fundoscopia direta sem dilatação pupilar, comparados com a experiência prévia deste aluno com aulas práticas na propedêutica e na disciplina de Oftalmologia da UFPR. A capacitação é dividida em etapas teóricas e práticas envolvendo manuseio do oftalmoscópio, a visualização do polo posterior do globo ocular em um pôster, uma simulação explicando a postura do médico e do paciente e a posterior simulação do exame entre os alunos. Com base na literatura existente, um questionário foi elaborado para avaliar a habilidade, nível de confiança ao realizar o exame e as dificuldades dos alunos antes (quinto período propedêutica e sexto período Oftalmologia) e depois do treinamento com uma nova técnica de fundoscopia direta. Resultados: Antes da realização da aula, 31.5% dos alunos não haviam conseguido visualizar qualquer estrutura do fundo de olho, enquanto que depois da aula, apenas 1.4%, afirmaram não conseguir identificar nenhuma estrutura. Nesse mesmo contexto, a porcentagem de alunos que conseguiram ver alguma estrutura, subiu de 68.5% para 98,6% após a realização da aula (p-valor <0,0001); além disso, todas as estruturas retinianas consideradas relevantes tiveram um aumento em sua visualização (p<0,0001), exceto a fóvea (p=0.62). Quanto ao nível de confiança dos alunos na realização do exame em um paciente aleatório, e quanto ao nível de dificuldade na realização do exame, ambos tiveram uma melhora estatisticamente significativa (o nível de confiança aumentou e o nível de dificuldade diminuiu), com p-valor <2.2e-16. Conclusão: De acordo com os resultados demonstrados, o estudo descreveu um método de ensino da FD bem sucedido, para a realização do exame sem dilatação pupilar Abstract: Introduction: Direct fundoscopy is a fundamental exam in clinical practice, which allows the medical professional the ability to make a medical assessment in ophthalmology, neurology and emergency triage patients. However, few are the students that finish medical school with enough skill to do a thorough exam in general clinical practice. So, even if the medical student does not need to have extensive knowledge about the ophthalmologic evaluation, they need to know the basics, such as the identification of the red reflex and the optic disk, and the recognition of emergency signals, but not necessarily the diagnostics of other retinopathies. Amongst the difficulties shown by the students, in previous studies, are the insufficiency of practical classes and the lack of knowledge as to how handle the ophthalmoscope. As such, this study proposes that with training including a theoretical class, the handling of the ophthalmoscope and the simulated exam between classmates in small groups, the student will have a better know-how of the direct ophthalmoscopy and will be able to attain this knowledge towards clinical practice. The objective of this essay consists in describing an ophthalmoscopy teaching methodology that promotes the apprenticeship so that the medical student is able to perform direct fundoscopy. Method: The students of the internship (9th semester) at UFPR, in groups of 5 each day, went through supervised FD training by an ophthalmology professor. The training is divided into theoretical and practical steps - involving the setting with the ophthalmoscope, the visualization of the posterior pole of the eyeball (optic disc, superior temporal arches, inferior temporal, superior nasal, inferior nasal and macular area) in a poster, a simulation explaining the position of the doctor and the patient and the subsequent simulation of the exam among the students. Based on the pre-existing literature, a questionnaire was designed to assess the skill, level of confidence when taking the exam and the students' difficulties before and after the training. Results: Previous to the training, 31,5% of the students had not been able to see any retinal structure through direct fundoscopy (DF), whereas after the training only 1,4% stated still not being able to see any structure. In this sense, the percentage of students that were able to see any structure rose from 68,5% to 98,6% after the training (p-value <0,0001); moreover, all significant retinal structures had a raise in its visualization (<0,0001), except the fovea (p=0,62). As for the students’ level of confidence in performing the exam and their level of difficulty, both had statistically significant improvement (p-value <2.2e- 16), with decrease in difficulty and increase in confidence. Conclusion: According to the results shown, the study described a successful DF teaching method
Collections
- Dissertações [136]