Agroflorescendo saberes e as r-existencias educacionais do MST/PR : crítica ao Programa Agrinho
Resumo
Resumo: O agroflorescer de saberes que buscamos tecer neste trabalho, está atrelado com movimentos de luta e r-existência do campo, por uma escola de qualidade e sem a ideologização hegemônica, considerando que a realidade agraria voltada ao agronegócio não faz parte da realidade da maior parte dos sujeitos que habitam o campo e a cidade. O objetivo deste trabalho foi verificar, juntos aos movimentos sociais do campo, mais precisamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Setor de Educação MST/PR, a existência de estratégias e de materiais de ensino e r-existência à narrativa do agronegócio empregada pelo Programa Agrinho. Buscamos com essa averiguação, anunciar outras novas formas e materiais de ensino que entendemos aqui enquanto um agroflorescer de saberes, das (os) sujeitos do campo e agroecológicos utilizados pelos Movimentos Sociais do Campo que se contrapõem ao PA e sua narrativa capitalista. A metodologia que utilizamos, foi uma busca analítica bibliográficas, para entendermos a estrutura do PA, resultando em um estado da arte. Na sequência abordamos a gênese do PA, sua manutenção e funcionamento nas escolas do Paraná, considerando também o conceito de estado, política públicas, projetos e ideologia. No último capítulo, sistematizamos as estratégias de r-existência tecidas em diálogo com companheiros do Setor de Educação do MST/PR, enquanto manutenção da vida, um ensino que seja do povo para povo e a não entrada e utilização do PA nas escolas estaduais em território de Reforma Agrária. A análise de narrativas entre os materiais do PA e os materiais contra hegemônicos, foram fundamentais para concluirmos que existem caminhos para agroflorescermos saberes Abstract: The agro-flowering of knowledge that we seek to weave in this work is linked to movements of struggle and rural re-existence, for a quality school and without hegemonic ideologization, considering that the agrarian reality focused on agribusiness is not part of the reality of most of the subjects who inhabit the countryside and the city. The objective of this work was to verify, together with the rural social movements, more precisely the Landless Rural Workers Movement and the MST / PR Education Sector, the existence of teaching methods and the re-existence of the agribusiness narrative employed by the Agrinho Program. With this investigation, we seek to announce other new forms and teaching materials that we understand here as an agro-flowering of knowledge, of (the) rural and agroecological subjects used by the Rural Social Movements that oppose the PA and its capitalist narrative. The methodology used was an analytical bibliographic search, in order to understand the structure of PA, doing in a state of art. Next, we approach the genesis of the PA, its maintenance and functioning in schools in Paraná, also considering the concept of state, public policy, projects and ideology. In the last chapter, we systematized the rexistence strategies woven in dialogue with colleagues from the Education Sector of the MST / PR, while maintaining life, teaching that is from the people to the people and the non-entry and use of PA in state schools in territory of Agrarian Reform. An analysis of the narratives between the PA materials and the anti-hegemonic materials were fundamental to conclude that there are ways for us to grow knowledge
Collections
- Dissertações [123]