Apropriação e reapropriação social da natureza : disputas entre diferentes sistemas agroalimentares
Resumo
Resumo: A presente tese se inicia como um trabalho de pesquisa interdisciplinar e é parte integrante do Projeto Coletivo de Pesquisa da Turma XIV de doutorado do PPGMADE. Possui como objetivo geral desvelar, refletir e discutir sobre as relações de poder desiguais oriundas das práticas de atores antagônicos atuantes em sistemas agroalimentares brasileiros. O Capítulo 2 objetiva construir o cerne teóricometodológico desta tese. Por meio de uma revisão bibliográfica foi possível apresentar o Sistema de Interação Societal como marco analítico capaz de visibilizar práticas, significados e conhecimentos de sistemas agroalimentares subalternizados pelas estruturas em dominância. Em diante a tese se divide em duas partes. A Parte I objetiva investigar a dimensão simbólica discursiva contida nas disputas por apropriação e reapropriação social da natureza. No capítulo 3, baseado em uma revisão bibliográfica, se constrói o método de abordagem para analisar as distintas formações discursivas enunciadas por atores coletivos em uma condição antagônica. Já no capítulo 4, é realizado uma análise empírica a partir de documentos publicados por atores coletivos representantes de duas formações discursivas em disputa, o Agronegócio e a Agroecologia. Como síntese da Parte I é possível considerar que os atores coletivos operam lutas ideológicas por apropriação e reapropriação social da natureza. A formação discursiva do Agronegócio, se coloca como universalizante e homogeneizadora, omitindo as diferenças constitutivas dos sistemas agroalimentares e a violência simbólica e material que subordinam atores com outras culturas e racionalidades. De outra maneira a Agroecologia realiza a denúncia dos conflitos de acesso e domínio à natureza ao mesmo tempo em que propõe a reorganização dos sistemas agroalimentares com base no diálogo com povos indígenas, comunidades tradicionais e camponeses. A Parte II objetiva realizar uma análise sobre o papel das agriculturas ancestrais, oriunda de povos indígenas, comunidades tradicionais e camponeses, nas lutas por reapropriação social da natureza. Por meio da revisão bibliográfica, no capítulo 5 consta o desenvolvimento de um método analítico capaz de aprender com e compreender a pertinência das formas de agriculturas ancestrais. Já no capítulo 6 é feito uma revisão bibliográfica em livros, resultado de pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Interconexões e seus interlocutores, as comunidades tradicionais faxinalenses e quilombolas. Em síntese, foi possível aprender que as formas de agricultura ancestral são sistemas agroalimentares marginalizados e pereferizados e, uma vez que enfrentam conflitos por acesso e domínio ao território comunitário e à natureza, encontram risco em sua existência material e simbólica, fazendo com que os processos de resistência das comunidades emerjam como reexistências. As comunidades criam processos de re-existência a partir da hibridação de práticas, conhecimentos e significados que fortalecem seus modos de vida de maneira dinâmica no tempo e no espaço. O diálogo das comunidades com a Agroecologia expressa a pertinência das formas de agricultura ancestral no mundo contemporâneo e um ensinamento de que a coexistência e a coevolução entre cultura e natureza é um proeminente projeto político na construção de sistemas agroalimentares mais justos e sustentáveis capazes de conviver com a diferença Abstract: This thesis begins as an interdisciplinary research work and is part of the Collective Research Project of the XIV PhD Class of PPGMADE. Its general objective is to uncover, reflect and discuss unequal power relations arising from the practices of antagonistic actors in Brazilian agri-food systems. Starting from the analysis that peripheral social systems are best analyzed based on the notion of structural heterogeneity, the theoretical-methodological core of this thesis is consolidated in Chapter 2, the Societal Interaction System, capable of making practices, meanings and knowledge of subalternized agri-food systems visible. From there, the thesis is divided into two parts. Part I aims to investigate the symbolic and semiotic dimension contained in disputes over the social appropriation and reappropriation of nature. In chapter 3, the approach method is constructed to analyze the different discursive formations enunciated by collective actors in an antagonistic condition. In chapter 4, an empirical analysis is carried out based on documents published by collective actors representing two discursive formations in dispute, Agribusiness and Agroecology. As a summary of Part I, it is possible to consider that collective actors carry out ideological struggles for the social appropriation and reappropriation of nature. The discursive formation of Agribusiness positions itself as universalizing and homogenizing, omitting the constitutive differences of agri-food systems and the symbolic and material violence that subordinate actors with other cultures and rationalities. In another way, Agroecology denounces conflicts over access and control over nature while proposing the reorganization of agri-food systems based on dialogue with indigenous peoples, traditional communities and peasants. Part II aims to analyze the role of ancestral agriculture, practiced by indigenous peoples, traditional communities and peasants, in the struggles for the social reappropriation of nature. Chapter 5 includes the development of an analytical method capable of learning and understanding the relevance of ancestral agricultural forms. In chapter 6, an empirical analysis is carried out in books, the product of research carried out by the Interconexões Research and Extension Group and its interlocutors, the traditional faxinalense and quilombola communities. In summary, it was possible to learn that forms of ancestral agriculture are marginalized and peripheralized agri-food systems and, since they face conflicts over access and dominance over communal territory and nature, they encounter risks in their material and symbolic existence, making the processes of community resistance emerge as re-existences. Communities create processes of re-existence based on the hybridization of practices, knowledge and meanings that strengthen their ways of life in a dynamic way in time and space. The communities' dialogue with Agroecology expresses the relevance of forms of ancestral agriculture in the contemporary world, also expressing a learning that the coexistence and co-evolution between culture and nature is a prominent political project in the construction of fairer and more sustainable agri-food systems capable of living with the difference
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