Funcionamento discursivo da formação em publicidade e propaganda pela perspectiva discente : saberes (re)produzidos no ensino
Resumo
Resumo: Localizado na intersecção de estudos sobre Comunicação (Martín-Barbero, 2014), Formação em Publicidade (Hansen, Petermann, Correa, 2020) e Educação (Freire, 2023), o presente trabalho de pesquisa parte do desconhecimento sobre a herança das experiências de aprendizagem no ensino remoto emergencial, em tempos de pandemia da Covid-19, para estudar as transformações do Ensino Publicitário. Tendo a Análise do Discurso de linha francesa (Pêcheux, 1969) como base teórico-metodológica, o objetivo é compreender, pela perspectiva discente, como os processos comunicativos da aprendizagem, atravessados pelas experiências do ensino remoto emergencial, ressignificam os saberes dominantes do domínio discursivo da formação publicitária. Para tanto, temos a operacionalização de uma etapa exploratória com trabalho de Pesquisa da Pesquisa (Bonin, 2006) e pesquisa documental (Moreira, 2010); e uma etapa empírica com coleta de dados por meio de uma observação participante (Peruzzo, 2017) somada a entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2003) com jovens estudantes de Publicidade matriculados em duas instituições de ensino superior localizadas em Curitiba/PR (UFPR e PUCPR). Os procedimentos de análise estão sustentados nos pressupostos da Teoria do Discurso pecheutiana. A condução das análises dos discursos produzidos revelaram aberturas e fechamentos para o gesto autoral estudantil dentro do domínio discursivo do Ensino Publicitário, que resultam em ressignificações e cristalizações dos saberes dominantes da área. Quatro saberes constitutivos da Formação Discursiva do Ensino Publicitário foram mapeados: Saberes Profissionais, que abordam a reprodução de discursos preexistentes cristalizados sobre empregabilidade e dinamicidade do fazer publicitário, e as emergências de noções relativas ao imediatismo e mecanização como contestação do imaginário projetado a partir das experiências práticas dos jovens no mercado de trabalho; Saberes Autorais, que exploram o paradoxo entre criatividade e tecnicidade na prática publicitária e nos gestos interpretativos que configuram os sentidos produzidos no discurso da aprendizagem universitária; Saberes Culturais, que refletem a interferência do contexto sócio-histórico na mobilização de noções sobre sociabilidade, criticidade e cidadania no funcionamento discursivo investigado; e Saberes Sensoriais, que tratam da ressignificação das experiências de presencialidade e individualidade juvenil em sala de aula, particularmente que se fazem emergentes no contexto pós-pandemia Abstract: Located at the intersection of studies in Communication (Martín-Barbero, 2014), Advertising Education (Hansen, Petermann, Correa, 2020), and Education (Freire, 2023), this research project stems from the lack of knowledge about the legacy of learning experiences during emergency remote teaching in the context of the Covid-19 pandemic to study the transformations in Advertising Education. Based on the French Discourse Analysis (Pêcheux, 1969) as a theoretical-methodological framework, the objective is to understand, from the students’ perspective, how the communicative processes of learning, shaped by the experiences of emergency remote teaching, reframe the dominant knowledge within the discursive domain of advertising education. For this purpose, the research is operationalized in an exploratory phase with Research of Research (Bonin, 2006) and document analysis (Moreira, 2010); and an empirical phase with data collection through participant observation (Peruzzo, 2017) combined with narrative interviews (Jovchelovitch; Bauer, 2003) with young advertising students enrolled in two higher education institutions located in Curitiba/PR (UFPR and PUCPR). The analysis procedures are supported by the assumptions of Pecheutian Discourse Theory. The analysis of the discourses produced revealed openings and closures for the students’ authorial gestures within the discursive domain of Advertising Education, resulting in reinterpretations and crystallizations of the dominant knowledge in the field. Four constitutive types of knowledge within the Discursive Formation of Advertising Education were mapped: Professional Knowledge, which addresses the reproduction of pre-existing crystallized discourses about employability and the dynamic nature of advertising practice, and the emergence of notions related to immediacy and mechanization as a critique of the imaginary shaped by the practical experiences of young people in the labor market; Authorial Knowledge, which explores the paradox between creativity and technicality in advertising practice and in the interpretative gestures that shape the meanings produced in the discourse of university learning; Cultural Knowledge, which reflects the influence of the socio-historical context in mobilizing notions of sociability, criticality, and citizenship in the discursive dynamics investigated; and Sensory Knowledge, which addresses the reinterpretation of in-person and individual youth experiences in the classroom, particularly those emerging in the post-pandemic context
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