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dc.contributor.advisorMarques, Marcos Augusto Mendes, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0pt_BR
dc.creatorPontes, Suellen Pallupt_BR
dc.date.accessioned2025-01-17T20:07:55Z
dc.date.available2025-01-17T20:07:55Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94444
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Augusto Mendes Marquespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Beltpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento de novos produtos é crucial para a saúde financeira das empresas. E é necessário que seja cada vez mais rápido, dadas as circunstâncias do mundo em que vivemos. Porém, essa velocidade pode trazer alguns problemas para os projetos de lançamento. Afinal, tentativa e erro são inerentes à inovação e, sem folgas no cronograma, é necessário acelerar as etapas finais para mitigar atrasos ocorridos durante o processo. Ao final da etapa de desenvolvimento é feita a documentação de todas as informações relativas ao produto, tarefa que acaba sendo a mais impactada por atrasos acumulados e apresenta muitas falhas. Este projeto tem como fim a redução de erros na inserção desses dados nos sistemas, com o intuito de evitar atrasos na primeira produção, com consequente redução no não atendimento aos primeiros pedidos na data de lançamento. A metodologia escolhida para buscar esse objetivo foi a Lean Six Sigma, através do método DMAIC (define, measure, analyze, improve, control). Inicialmente foi feito o levantamento histórico desses erros, através de um controle feito na semana anterior à primeira produção. A partir desse histórico foi feita uma sequência de estratificações, que levaram às seis principais causas. Estas, por sua vez, foram analisadas através de ferramentas da qualidade, para chegar às causas raízes, as quais foram tratadas através de planos de ação, alguns dos quais já implementados e outros ainda em implementação. Como resultado, houve uma redução de 30% no indicador de percentual de produtos com erro em relação ao total de lançamentos, superando os 21% definidos como meta. Mas o principal ganho foi financeiro: a receita perdida por não atendimento em 2024 foi R$11,5 milhões menor em relação ao mesmo período em 2023. Pode-se concluir que o projeto foi realizado com sucesso, porém ainda existem oportunidades em relação às melhorias a serem implementadas. Portanto, deve-se seguir na fase de controle até o fim de todas as implementaçõespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProdutos novos - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAdministração da produção - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)pt_BR
dc.titleRedução de erros relacionados a dados de desenvolvimento encontrados na primeira produção dos novos produtospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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