Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSampaio, Rafael Cardoso, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.creatorSieczko, Aline Borapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-30T14:14:21Z
dc.date.available2025-01-30T14:14:21Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94409
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaiopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 31/10/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Com as novas formas de comunicação e o avanço das tecnologias digitais, o uso das redes sociais torna-se cada vez mais comum, ganhando destaque, inclusive, o debate político. Desta forma, com a preocupação sobre o uso dessas novas tecnologias, sobretudo no âmbito do debate político, esta pesquisa analisou a construção da imagem pública, no TikTok, dos presidenciáveis das eleições que ocorreram no ano de 2022. Parte-se da ideia de que os candidatos adequam sua aparência, comunicação, forma de se portar e interagir à ferramenta TikTok para, assim, poder construir sua imagem pública e alcançar os eleitores. Com isso, a pergunta a ser respondida é: como os presidenciáveis estão construindo sua imagem pública no TikTok? Para responder a essa pergunta, a metodologia empregada consistiu na análise de conteúdo. Os dados foram coletados por meio da ferramenta 4k TokKit. Então, um livro de códigos foi criado para possibilitar a analisar dados por meio do software SPSS. O período analisado foi o primeiro mês de campanha eleitoral do ano de 2022 (de 16 de agosto de 2022 até 1° de outubro de 2022). Os candidatos analisados foram Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Lula, os três primeiros colocados nas eleições. Os resultados obtidos apontam que, a) os candidatos utilizaram a plataforma TikTok para gerenciar sua imagem pessoal, cada um com suas particularidades; b) Ciro apresentou uma imagem mais séria e centrada, enquanto Bolsonaro e Lula, mais informal e com forte presença dos cidadãos; c) a maior profissionalização do conteúdo foi encontrado no perfil de Ciro; d) houve uma grande quantidade de utilização de vídeos de reprodução de terceiros (podcast, entrevistas, debates); e e) Bolsonaro e Lula se utilizaram de símbolos nacionais e Lula o que mais se utilizou do artifício que lembrassem o partido.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the new forms of communication and the advance of digital technologies, the use of social networks is becoming increasingly common, with political debate also gaining prominence. Thus, with concern about the use of these new technologies, especially in the context of political debate, this research analyzed the construction of the public image, on TikTok, of the presidential candidates in the 2022 elections. It is based on the idea that candidates adapt their appearance, communication, way of behaving and interacting to the TikTok tool in order to build their public image and reach voters. The question to be answered is: how are the presidential candidates building their public image on TikTok? To answer this question, the methodology used consisted of content analysis. The data was collected using the 4k TokKit tool. A codebook was then created to enable data to be analyzed using SPSS software. The period analyzed was the first month of the 2022 election campaign (from August 16, 2022 to October 1, 2022). The candidates analyzed were Ciro Gomes, Jair Bolsonaro and Lula, the top three finishers in the elections. The results obtained indicate that, a) the candidates used the TikTok platform to manage their personal image, each with their own particularities; b) Ciro presented a more serious and focused image, while Bolsonaro and Lula, more informal and with a strong presence of citizens; c) the greatest professionalization of the content was found in Ciro's profile; d) there was a large amount of use of third-party reproduction videos (podcasts, interviews, debates); and e) Bolsonaro and Lula used national symbols and Lula was the one who most used the artifice that resembled the party.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf crdownloadpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInternet nas campanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectPresidentes - Brasil - Eleições, 2022pt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titleComo os presidenciáveis da disputa de 2022 projetaram sua imagem pública no TikTokpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples