• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016061P2 Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016061P2 Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Como os presidenciáveis da disputa de 2022 projetaram sua imagem pública no TikTok

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ALINE BORA SIECZKO.crdownload (20.13Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Sieczko, Aline Bora
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Com as novas formas de comunicação e o avanço das tecnologias digitais, o uso das redes sociais torna-se cada vez mais comum, ganhando destaque, inclusive, o debate político. Desta forma, com a preocupação sobre o uso dessas novas tecnologias, sobretudo no âmbito do debate político, esta pesquisa analisou a construção da imagem pública, no TikTok, dos presidenciáveis das eleições que ocorreram no ano de 2022. Parte-se da ideia de que os candidatos adequam sua aparência, comunicação, forma de se portar e interagir à ferramenta TikTok para, assim, poder construir sua imagem pública e alcançar os eleitores. Com isso, a pergunta a ser respondida é: como os presidenciáveis estão construindo sua imagem pública no TikTok? Para responder a essa pergunta, a metodologia empregada consistiu na análise de conteúdo. Os dados foram coletados por meio da ferramenta 4k TokKit. Então, um livro de códigos foi criado para possibilitar a analisar dados por meio do software SPSS. O período analisado foi o primeiro mês de campanha eleitoral do ano de 2022 (de 16 de agosto de 2022 até 1° de outubro de 2022). Os candidatos analisados foram Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Lula, os três primeiros colocados nas eleições. Os resultados obtidos apontam que, a) os candidatos utilizaram a plataforma TikTok para gerenciar sua imagem pessoal, cada um com suas particularidades; b) Ciro apresentou uma imagem mais séria e centrada, enquanto Bolsonaro e Lula, mais informal e com forte presença dos cidadãos; c) a maior profissionalização do conteúdo foi encontrado no perfil de Ciro; d) houve uma grande quantidade de utilização de vídeos de reprodução de terceiros (podcast, entrevistas, debates); e e) Bolsonaro e Lula se utilizaram de símbolos nacionais e Lula o que mais se utilizou do artifício que lembrassem o partido.
     
    Abstract: With the new forms of communication and the advance of digital technologies, the use of social networks is becoming increasingly common, with political debate also gaining prominence. Thus, with concern about the use of these new technologies, especially in the context of political debate, this research analyzed the construction of the public image, on TikTok, of the presidential candidates in the 2022 elections. It is based on the idea that candidates adapt their appearance, communication, way of behaving and interacting to the TikTok tool in order to build their public image and reach voters. The question to be answered is: how are the presidential candidates building their public image on TikTok? To answer this question, the methodology used consisted of content analysis. The data was collected using the 4k TokKit tool. A codebook was then created to enable data to be analyzed using SPSS software. The period analyzed was the first month of the 2022 election campaign (from August 16, 2022 to October 1, 2022). The candidates analyzed were Ciro Gomes, Jair Bolsonaro and Lula, the top three finishers in the elections. The results obtained indicate that, a) the candidates used the TikTok platform to manage their personal image, each with their own particularities; b) Ciro presented a more serious and focused image, while Bolsonaro and Lula, more informal and with a strong presence of citizens; c) the greatest professionalization of the content was found in Ciro's profile; d) there was a large amount of use of third-party reproduction videos (podcasts, interviews, debates); and e) Bolsonaro and Lula used national symbols and Lula was the one who most used the artifice that resembled the party.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94409
    Collections
    • Dissertações [112]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV