Relação entre regulação emocional e funções executivas em estudantes universitários
Resumo
Resumo: A Regulação Emocional se refere a ativação de processos cognitivos por meio de estratégias adaptativas de acordo com cada situação. A Regulação Emocional é um conceito isomorfo às Funções Executivas, também chamadas de "controle executivo" ou "controle cognitivo". Há uma lacuna na literatura na investigação da relação entre Regulação emocional e Funções Executivas em estudantes universitários com Altas habilidades/Superdotação. Na relação entre emoções e Altas habilidades/Superdotação existem duas hipóteses: a harmônica e a desarmônica. Na hipótese harmônica altos níveis de quociente de inteligência estão associados a uma melhor adaptação social, enfrentamento e resiliência. Na hipótese desarmônica, acredita-se há um custo da Altas habilidades/Superdotação associada a dificuldades sociais de ajustamento. A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre RE e FE em universitários com e sem Altas habilidades/Superdotação através de três estudos. O modelo de estudo científico escolhido caracteriza-se como transversal quase-experimental. Participaram desta pesquisa estudantes universitários (n=100) da Universidade Federal do Paraná de diversos cursos de ambos os sexos, na faixa etária de 17 anos a 39 anos de idade, distribuídos em dois grupos conforme o QI, alunos com e sem Altas habilidades/Superdotação. Para atingir os objetivos foram selecionados os seguintes instrumentos: Escala Wechsler Abreviada de Inteligência; Teste dos Cinco Dígitos; Subtestes Dígitos e Sequência de Números e Letras da Escala Wechsler de Inteligência; Teste de Atenção Concentrada; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas versão eletrônica brasileira; Questionário de Avaliação de Comportamentos e Contextos para Universitários; Questionário de Regulação Emocional e Escala de Autorregulação Emocional. A partir da análise dos resultados obtidos nos estudos é possível concluir que: No estudo I, pessoas com Altas habilidades/Superdotação apresentam diferentes estratégias cognitivas na modulação das emoções da mesma maneira que as pessoas sem Altas habilidades/Superdotação. No estudo II, os resultados mostram que quanto melhor a memória de trabalho pior a comunicação afetiva, assim encontramos uma correlação negativa entre o Índice de Memória Operacional da escala Wechsler com o Fator Estratégias adequadas de enfrentamento (r(94) = .20; p = .04). No estudo II, conclui-se excelente desempenho nas tarefas que envolvem FE (memória de trabalho, controle inibitório, planejamento e formação de conceitos) está associada a dificuldade nas estratégias adequadas de Regulação Emocional. No estudo III, foi encontrado uma correlação positiva entre o QI verbal e as Potencialidades do QHC (r(94) = .223; p = .029). No estudo III, um alto QI, especialmente o verbal, está associado a uma boa regulação emocional, além de uma melhor capacidade de comunicação bem como de uma expressão de afeto assertivo nas interações sociais. Abstract: Emotional Regulation refers to the activation of cognitive processes through adaptive strategies according to each situation. Emotional Regulation is a concept isomorphic to Executive Functions, also called "executive control" or "cognitive control". There is a gap in the literature in investigating the relationship between Emotional Regulation and Executive Functions in university students with High abilities/Giftedness. In the relationship between emotions and High abilities/Giftedness, there are two hypotheses: harmonic and disharmonious. In the harmonic hypothesis, high levels of intelligence quotient are associated with better social adaptation, coping and resilience. In the disharmonious hypothesis, it is believed that there is a cost of High abilities/Giftedness associated with social adjustment difficulties. This dissertation aims to analyze the relationship between RE and EF in undergraduate students with and without High abilities/Giftedness through three studies. The scientific study model is characterized as a quasi-experimental cross-section. University students (n = 100) from the Federal University of Paraná participated in this research, from different courses of both sexes, aged 17 to 39 years old, distributed in two groups according to IQ, students with and without High abilities/Giftedness. To achieve the objectives, the following instruments were selected: Wechsler Abbreviated Intelligence Scale; Five-digit test; Digit-span and Letter-Number Sequencing of the Wechsler Intelligence Scale; Concentrated Attention Test; Wisconsin Card Classification Test Brazilian electronic version; Questionnaire for Evaluation of Behaviors and Contexts for University Students; Emotional Regulation Questionnaire and Emotional Self-Regulation Scale. From the analysis of the results obtained in the studies, it is possible to conclude that: In study I, people with High abilities/Giftedness present different cognitive strategies in the modulation of emotions in the same way as people without High abilities/ Giftedness. In study II, the results show that the better the working memory, the worse the affective communication, so we found a negative correlation between the Wechsler Scale Operational Memory Index and the Factor Appropriate Coping Strategies (r(94) = .20; p = .04). In study II, it is concluded that excellent performance in tasks involving EF (working memory, inhibitory control, planning and concept formation) is associated with difficulties in the appropriate Emotional Regulation strategies. In study III, a positive correlation was found between verbal IQ and QHC Potentialities (r(94) = .223; p = .029). In study III, a high IQ, especially verbal, is associated with good emotional regulation, in addition to better communication skills as well as an expression of assertive affection in social interactions.
Collections
- Dissertações [267]