Narração geoartística : movimentos de corpos pedalantes
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Data
2024Autor
Campos, Carlos Eduardo Cinelli Oliveira de
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Resumo: Quando contamos histórias, evocamos com as palavras vocalizadas muitos dos espaços em que a narrativa se desenrola. Narração Geoartística: movimentos de corpos pedalantes traz à tona as experiências espaciais a partir da narração de histórias para pensá-las pela perspectiva das relações de uma geografia das/com/nas/pelas artes. Ao tratar sobre o ato de narrar histórias estamos também, intrinsecamente, lidando com a produção do espaço, portanto, com a geografia — ou com as geografias, já que se trata dessa produção a partir da perspectiva do corpo, daquela pessoa que narra, daquela pessoa que escuta, do ser vivente que está em mundo. Assim pensar uma narração com o espaço e considerar a realidade espacial como ponto crucial para a elaboração de uma narração geoartística. Dividida em seis movimentos, a tese percorre e expõe os caminhos de reflexão e construção de sua própria metodologia, partindo de uma geografia das histórias contadas que está calcada na escala do corpo, portanto de um corpo como espaço, que está em experiência. Ao tratar a experiência geoartística a partir dessa escala, é trazido para a tese o processo criativo e artístico que envolve narração geoartística a partir da escuta de personagens urbanos e contemporâneos — pessoas que trabalham com cicloentrega e suas geografias. A bicicleta como parte de um projeto geoartístico se torna dispositivo para exposição dos procedimentos e metodologias do jogo que envolve geografia e narração de histórias Abstract: When we tell stories, we evoke with vocalized words many of the spaces in which the narrative unfolds. Geoartistic Narration: movements of pedaling bodies brings to light spatial experiences from the narration of stories to think about them from the perspective of the relationships of a geography of/with/in/through the arts. Dealing with the act of narrating stories, we are also, intrinsically, dealing with the production of space, therefore, with geography — or with geographies, since it is about this production from the perspective of the body, of that person who narrates, of that person who listens, of the living being that is in the world. Thus, to think of a narrative with space and to consider spatial reality as a crucial point for the elaboration of a geoartistic narrative. Divided into six movements, the thesis covers and exposes the paths of reflection and construction of its own methodology, starting from a geography of the stories told that is based on the scale of the body, therefore of a body as space, which is in experience. By dealing with the geoartistic experience from this scale, the creative and artistic process that involves geoartistic narration from listening to urban and contemporary characters — people who work with cyclodelivery and their geographies — is brought to the thesis. The bicycle as part of a geoartistic project becomes a device for exposing the procedures and methodologies of the game that involves geography and storytelling
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- Teses [133]