Tecnologia educativa para capacitação de profissionais da enfermagem acerca da violência obstétrica
Resumo
Resumo: A violência obstétrica é um problema de saúde pública amplo, complexo e multifacetado, que provoca impactos econômicos e nos índices de morbimortalidade de mulheres, gerando muitas vítimas com sequelas físicas e emocionais, muitas vezes permanentes. A pouca capacitação de profissionais da enfermagem sobre essa temática compromete a diminuição dos casos deste tipo de violência. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional online acerca do reconhecimento, prevenção e notificação da violência obstétrica. Método: Estudo de caráter metodológico, desenvolvido entre os meses de julho de 2022 a junho de 2023, utilizado para produzir um produto tecnológico digital, um curso online de aperfeiçoamento para os profissionais da enfermagem do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, a ser inserido na plataforma UFPR VIRTUAL, acerca da violência obstétrica. Realizado em duas etapas, a primeira uma revisão integrativa e a segunda à elaboração do curso. Resultados: A primeira etapa do trabalho resultou em uma revisão integrativa onde foram incluídos nove artigos publicados entre janeiro de 2017 e julho de 2022, evidenciando altas taxas de violência obstétrica, desqualificação profissional, e atuação de enfermeiras e enfermeiros durante as fases do clico gravídico-puerperal. Com base na primeira etapa foi realizada a segunda etapa, construindo um curso do tipo MOOC, com carga horária de 60h, na modalidade de Educação a Distância, totalmente online e autoinstrucional. É composto por vídeo de apresentação, "sala de estudos" com material teórico sobre violência obstétrica, exercícios de correção automática para verificar o conhecimento. Produto: MOOC composto quatro blocos. O primeiro bloco abordasobre os direitos das parturientes; o segundo sobre a identificação da violência obstétrica; o terceiro sobre a prevenção da violência obstétrica; e o quarto sobre a notificação da violência obstétrica. O produto está disponível gratuitamente à comunidade na Plataforma UFPR Aberta e, derivado deste curso foi produzido um livro registrado na Câmara Brasileira do Livro. Conclusão: Foi elaborado um MOOC para capacitação de profissionais da enfermagem acerca da violência obstétrica de acordo com os referenciais teóricos do modelo ADDIE para ser implantado na Plataforma UFPR virtual a fim de contribuir na percepção da violência obstétrica, favorecendo prevenção, identificação e notificação da violência obstétrica, consequentemente, melhorando a qualidade da assistência obstétrica e incitando o aumento de notificações sobre este agravo. Abstract: Obstetric violence is a broad, complex and multifaceted public health problem, which causes economic impacts and morbidity and mortality rates among women, generating many victims with physical and emotional consequences, often permanent. The lack of training of nursing professionals on this topic compromises the reduction in cases of this type of violence. Objective: Develop an online educational technology about the recognition, prevention and notification of obstetric violence. Method: Study of a methodological nature, developed between the months of July 2022 and June 2023, used to produce a digital technological product, an online improvement course for nursing professionals at the UFPR Hospital de Clinicas Complex, to be inserted into the UFPR VIRTUAL platform, about obstetric violence. Carried out in two stages, the first an integrative review and the second the development of the course. Results: The first stage of the work resulted in an integrative review where nine articles published between January 2017 and July 2022 were included, highlighting high rates of obstetric violence, professional disqualification, and the performance of nurses during the phases of the pregnancy cycle- puerperal. Based on the first stage, the second stage was carried out, building a MOOC-type course, with a 60-hour workload, in the Distance Education modality, completely online and self-instructional. It consists of a presentation video, a "study room" with theoretical material on obstetric violence, and automatic correction exercises to check knowledge. Product: MOOC composed of four blocks. The first block addresses the rights of women in labor; the second on the identification of obstetric violence; the third on the prevention of obstetric violence; and the fourth on reporting obstetric violence. The product is available free of charge to the community on the UFPR Open Platform and, as a result of this course, a book registered with the Brazilian Book Chamber was produced. Conclusion: A MOOC was designed to train nursing professionals about obstetric violence according to the theoretical references of the ADDIE model to be implemented on the virtual UFPR Platform in order to contribute to the perception of obstetric violence, favoring prevention, identification and notification of violence obstetric care, consequently, improving the quality of obstetric care and encouraging an increase in notifications about this condition.
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