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dc.contributor.advisorTeive, Helio Afonso Ghizoni, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherZeigelboim, Bianca Simonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúdept_BR
dc.creatorSeveriano, Maria Izabel Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-01-08T21:11:53Z
dc.date.available2025-01-08T21:11:53Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94238
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hélio Afonso Ghizoni Teivept_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Bianca Simone Zeigelboimpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde. Defesa : Curitiba, 10/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Paraplegia Espástica Hereditária (PEH) é um grupo heterogêneo de doenças neurodegenerativas que resultam em paraparesia espástica e fraqueza progressiva nos membros inferiores. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da Reabilitação Vestibular (RV) com realidade virtual (RVi) utilizando o Questionário de Qualidade de Vida (QV) da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-bref), avaliações com o dinamômetro Lafayette, o questionário ABC (escala de confiança). Foi realizado um ensaio clínico piloto randomizado e controlado, registrado na Plataforma Rebec (ensaio RBR-3JMX67), envolvendo 16 pacientes adultos diagnosticados com PEH, independentemente do tipo (pura ou complicada). Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo de Equilíbrio (GE) e Grupo de Força (GF). Todos os participantes foram submetidos à anamnese, avaliações otorrinolaringológicas e labirínticas, e foram avaliados com o WHOQOLbref em três momentos: T0 (antes da RV), T1 (após 10 sessões) e T2 (após 20 sessões).Os resultados mostraram melhorias significativas na QV, particularmente no GF, nos domínios físico, psicológico, ambiental e geral da QV (p = 0,009). Ambos os grupos apresentaram melhoras nas pontuações dos jogos (p = 0,005), validando a eficácia da reabilitação com RVi. A avaliação com o dinamômetro revelou aumentos significativos na força máxima (p=0,006) e na força média na abdução do quadril (p=0,001), ambos os grupos demonstraram uma melhora na percepção de equilíbrio, de acordo com o questionário ABC. Esses achados sugerem que a RVi é uma ferramenta eficaz e de baixo custo para melhorar a capacidade funcional, o equilíbrio e a QV em pacientes com PEH. O WHOQOL-bref foi instrumental na quantificação dos efeitos da terapia, e a natureza interativa da RV proporcionou motivação e feedback rápido. No entanto, são necessários estudos adicionais com amostras maiores e períodos de treinamento mais longos para explorar outras variáveis físicas, psicológicas e sociais e para compreender plenamente o potencial dessa abordagem terapêuticapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Hereditary Spastic Paraplegia (HSP) is a heterogeneous group of neurodegenerative diseases that result in spastic paraparesis and progressive weakness in the lower limbs. This study aimed to evaluate the effects of Vestibular Rehabilitation (VR) with virtual reality (VRi) using the World Health Organization Quality of Life (QoL) Questionnaire (WHOQOL-bref), assessments with the Lafayette dynamometer, the ABC questionnaire (confidence scale). A pilot randomized controlled clinical trial was conducted, registered on the Rebec Platform (trial RBR- 3JMX67), involving 16 adult patients diagnosed with HSP, regardless of type (pure or complicated). Participants were randomly allocated into two groups: Balance Group (BG) and Strength Group (SG). All participants underwent anamnesis, otorhinolaryngological, and labyrinthine evaluations, and were assessed with the WHOQOL-bref at three time points: T0 (before VR), T1 (after 10 sessions), and T2 (after 20 sessions). The results showed significant improvements in QoL, particularly in SG, across the physical, psychological, environmental, and general QoL domains (p = 0.009). Both groups demonstrated improvements in game scores (p = 0.005), validating the effectiveness of VRi rehabilitation. The dynamometer assessment revealed significant increases in maximum strength (p=0.006) and mean strength in hip abduction (p=0.001), both groups showed improved balance perception according to the ABC questionnaire. These findings suggest that VRi is an effective and low-cost tool for improving functional capacity, balance, and QoL in patients with HSP. The WHOQOL-bref was instrumental in quantifying the effects of therapy, and the interactive nature of VR provided motivation and rapid feedback. However, further studies with larger samples and longer training periods are needed to explore additional physical, psychological, and social variables and to fully understand the potential of this therapeutic approachpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEspasticidade muscularpt_BR
dc.subjectParaplegiapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectClínica Médicapt_BR
dc.titleA realidade virtual em pacientes com paraplegia espástica hederitáriapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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